Conteúdo atualizado há 8 anos
Parece até piada, mas no mesmo dia em que publiquei um post com as fotografias mais caras do mundo saiu a notícia de um novo leilão… A fotografia Rhine II tomou posse do título de mais cara do mundo, até o momento pelo menos (2011).
Rhine II
É uma imagem panorâmica do rio Reno, feita em 1999 pelo alemão Andreas Gursky. Mede 1m85 de altura por 3m63 de comprimento. O comprador, que pagou exatamente US$ 4.338.500, preferiu não ser identificado. O leilão aconteceu no dia 8 de novembro de 2011, na Casa Christie’s de Nova York (EUA).
A imagem integra uma série de seis fotografias. Quatro delas estão em instituições de arte e cultura, como o MoMa (Museus de Arte Moderna de Nova York) e a galeria Tate Modern, em Londres. O valor final do leilão foi surpreendente, já que o lance inicial foi de 2,5 milhões.
Fotografias milionárias
Vale destacar que o alemão Andreas Gursky sabe ganhar dinheiro com fotografia. Além da Rhine II, ele já havia vendido outra panorâmica por pouco mais de 3,3 milhões de dólares. Somando tudo, ele recebeu exatamente US$ 7.684.956,00 com apenas duas fotografias. Dá pra acreditar? 😱
O record anterior, de foto mais cara, pertencia à fotografia “Untitled #96”, registrada por Cindy Sherman. Essa foi vendida por quase 3,9 milhões e está no ranking das fotografias mais caras do mundo (clique no link para conferir o ranking com as 15 fotos mais caras).
E aí, gostou da foto? Já pensou em faturar milhões com sua fotografia? 😀 Acho que esse record vai demorar pra ser superado hein!