Pular para o conteúdo

Samsung patenteia lente de contato com câmera embutida

Há poucos dias a Samsung registrou patente na Coreia do Sul de um novo projeto: lentes de contato inteligentes, as chamadas smart contact lenses. O projeto apresenta lentes equipadas com um visor, uma câmera, uma antena e sensores que detectam movimento.

O visor projeta imagens direto nos olhos do usuário, os sensores permitem a captação de imagens com a câmera interna (apenas piscando os olhos) e a antena permite a conexão das lentes com outros dispositivos (como um smartphone, por exemplo).

Put On Soft Lense

Se incluir câmeras fotográficas nos celulares causou uma revolução sem precedentes na produção de imagens no mundo, imagine o que poderá acontecer se estas lentes ficarem disponíveis no mercado? Por ser uma patente, talvez o projeto nunca se torne real, mas só por existir um estudo para um dispositivo como este já é um grande começo.

Isso me faz lembrar o Google Glass, que causou comoção no mercado, mas não conquistou os consumidores. Talvez por ser revolucionário demais para esta época, talvez por ser algo que chama atenção pelas ruas, enfim… Podemos pensar em muitas razões para ele não ter dado certo. Entretanto, ao encontrar uma tecnologia similar que ficará discretamente escondida nos olhos dos usuários, há grandes chances de a história ser um pouco diferente.

Agora existem chances para todos nós nos tornarmos uma espécie de agentes secretos, fazendo registros por aí sem ninguém perceber. Será que as consequências serão boas ou ruins? Não dá pra saber a resposta, o que dá pra saber é que a tecnologia não para e está sempre em busca de soluções cada vez mais práticas e úteis a todos.

 

Samsung Smart Contact Lenses

É sabido que o Google também já está trabalhando em um projeto parecido de lentes de contato inteligentes, e, ao mesmo tempo que a Samsung, registrou duas patentes em 2014. A diferença é que a Samsung talvez esteja trabalhando apenas na tecnologia, enquanto o Google está em busca de um produto final.

google-smart-contact-lenses
Google smart contact lenses

Uma das patentes do Google é oferecer um dispositivo que controle a saúde do usuário, que é muito legal! Já o foco principal para o desenvolvimento das lentes Samsung é a qualidade de imagem. As lentes talvez consigam oferecer uma opção mais natural de realidade aumentada, se comparadas aos óculos inteligentes; além de ser o primeiro projeto a apresentar a opção com câmera embutida.

E uma função também presente no projeto, que pode até ser estranha, é utilizar o smartphone para navegar no display da lente – não sei como isso funcionaria, porque seria preciso olhar para a tela do celular e acompanhar o que aparece nos olhos (bizarro!).

Abaixo estão algumas imagens registradas na patente:

O que podemos concluir até aqui é há a intenção de oferecer dispositivos cada vez mais conectados, funcionais e discretos. Fiquei curiosa para saber como será a vida quando todos nós pudermos registrar fotografias, literalmente, em qualquer momento e situação. A privacidade será um problema ainda maior, mas as possibilidades serão incríveis!

Caso você entenda coreano, poderá ver a patente completa neste link.

O que você pensa sobre isso? Deixe sua opinião no espaço de comentários!

Fonte: SamMobile

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *