Pular para o conteúdo

São Paulo recebe exposição fotográfica acessível a pessoas com deficiência visual

  • por

De setembro ao dia 01 de novembro (2015), São Paulo recebe a exposição Lentes da Memória: a descoberta da fotografia de Alberto de Sampaio, elaborada com um percurso especial de acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Todas as fotografias, expostas no Instituto Tomie Ohtake, têm audiodescrição disponíveis nos monitores ou no aplicativo para celulares.

As fotografias são de Alberto de Sampaio e retratam a vida de pessoas comuns num cruzamento com eventos cruciais para a história do Brasil. Entre as imagens há registros da Avenida Central (conhecida hoje como Avenida Rio Branco), das praias da zona sul carioca, da chegada do primeiro Zeppelin ao Rio de Janeiro etc. Alberto de Sampaio foi advogado e pioneiro fotógrafo amador brasileiro que nos deixou registros singulares das cidades do Rio de Janeiro e de Petrópolis na passagem do século XIX ao XX.

exposicao-fotografiaca-acessivel-a-pessoas-com-deficiência-visual

A exposição está sendo negociada para ir até Cubatão (SP), ainda neste ano, e Rio de Janeiro, em 2016. Toda a estrutura de acessibilidade foi possibilitada graças ao patrocínio da Unipar Carbocloro.

“Entendemos que Cultura e Educação são temas fundamentais para construção de um mundo melhor e as pessoas com deficiência visual devem ter acesso ao resgate da memória da urbanização do nosso país. Com o patrocínio, a Unipar Carbocloro reafirma seu compromisso de promover e estimular ações relevantes para o desenvolvimento da sociedade de forma inclusiva”, afirma João Raful, diretor de Recursos Humanos da Unipar Carbocloro.

A audiodescrição

Para os visitantes com deficiência visual total ou parcial a exposição disponibiliza o recurso da audiodescrição, para parte das obras. O recurso está disponível em aplicativo AudiFoto, gratuito para Android, lançado este mês pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. Este recurso será ativado após os usuários baixarem o app AudiFoto e, ao passar pelas obras, terão a possibilidade de ouvir automaticamente o que está retratado em cada peça – fotografia ou objeto – devido a um sensor instalado nas obras. Os usuários que não baixarem o aplicativo também poderão ouvir a audiodescrição através de canetas pentop, outro recurso que disponibiliza o áudio.

Lentes da Memória: a descoberta da fotografia de Alberto de Sampaio
Instituto Tomie Ohtake, até 01 de novembro de 2015
R. Coropés, 88, Pinheiros – São Paulo (SP)
www.albertodesampaio.com.br

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *