Conteúdo atualizado há 8 anos
Muita gente tem dúvidas de como segurar a câmera corretamente, a fim de evitar os borrões e outros probleminhas técnicos. Sempre quis falar sobre isso aqui, mas só descrever não ajuda, só aprendemos essas coisas vendo mesmo. Pensei em fazer algo com ilustrações, mas não sei desenhar e precisaria da ajuda de alguém para isso. Mas heis que alguém acabou tendo a mesma ideia prática que eu, só que no lugar de ilustrações, fotografias.
A fotógrafa Natalie Norton explica e mostra seis maneiras diferentes para você segurar sua câmera quando estiver usando baixas velocidades, evitando os borrões. O texto foi originalmente publicado no excelente blog (em inglês) Digital Photography School. Gostei tanto que resolvi traduzir para vocês. Aproveitem as dicas!
1. Cotovelos juntos
Sempre que possível, deixe os cotovelos na frente do corpo, bem juntos, e solte todo o ar do peito antes de fazer o click. Quando você estiver usando grandes aberturas ou baixas velocidades, a respiração mais sutil pode fazer a imagem tremer. Se você deixar os cotovelos bem juntos ao corpo terá mais firmeza e controle da câmera. Você também pode pressioná-los com firmeza contra a barriga.
2. Levante o ombro esquerdo
Levante o ombro até que ele quase encoste no queixo, deixando o cotovelo bem próximo à costela. Você também pode encostar o cotovelo direito no peito, para ter mais estabilidade. Como sempre, solte todo o ar antes de pressionar o botão.
3. Faça um tripé com o joelho
É simples, deixe seu cotovelo em cima do joelho quando você estiver sentado. Deixe o outro cotovelo também bem próximo ao corpo, mas ter maior controle.
4. Deite-se
As duas imagens seguintes representam a maneira mais óbvia de evitar os borrões sem o uso do tripé. Deite-se e deixe a objetiva bem próxima ao chão. O problema é que você ficará com uma inclinação bem baixa, o que provavelmente não ajuda se não quiser fotografar a calçada, por exemplo. Na primeira imagem a mão está espalmada contra o cimento, equilibrando a lente sobre ela. Na segunda, coloquei a câmera sobre o punho fechado, para ficar com uma altura maior.
5. Segure como se fosse uma metralhadora
Essa técnica é feita exatamente como costuma-se segurar uma metralhadora. É pouco utilizada, por ser um tanto desajeitada e difícil de aguentar por muito tempo. Mas vale experimentar, você pode se dar muito bem com ela.
6. Agaixe-se
Aqui você cria uma espécie de berço para a lente, entre o ombro e o punho. Também é preciso controlar o equilíbrio apoiando o cotovelo sobre o joelho, para ter firmeza.
Fonte aqui!