Pular para o conteúdo

Série criativa: dicionário abstrato ilustrado, de Flavio Demarchi

  • por

Conteúdo atualizado há 11 anos

Em uma das minhas buscas por fotógrafos que realizam trabalhos inspiradores encontrei Flavio Demarchi, que faz fotos incríveis! A série que mais me chamou a atenção foi “Dicionário Abstrato Ilustrado”, composto por imagens conceituais, inusitadas e criativas. O legal foi perceber como o título influencia e dá sentido à fotografia, isso pode ser visto nesta série de Flavio, que possuem imagens que causam curiosidade e surpreendem pelos títulos.

Flavio contou para o Fós Grafê que o dicionário abstrato surgiu naturalmente, não foi definido previamente; foi tomando forma até que ele percebeu a série que estava nascendo “sozinha”.

dicionario abstrato ilustrado00

“Sempre tive costume da dar nomes simples às imagens conceituais que crio. Foi algo institivo, mas acredito que dessa maneira forneço uma linha de entendimento, ao mesmo tempo que dou espaço suficiente para que cada um entenda o que quiser dentro da rota interpretativa. Um tempo depois percebi que estava formando um vocabulário ilustrado que, ao contrário de um dicionário comum, se dá o direito de confundir. Por isso o nome dicionário abstrato ilustrado”.

Não há como uma boa mistura de texto (mesmo que seja apenas uma palavra) com imagem não agrade os observadores. O mais interessante é que Flavio faz exatamente como disse: com o nome, dá um caminho para a interpretação de quem vê a imagem, mas não impede que cada um crie um segundo significado com base no que ele sugeriu. Muito bom! Veja algumas das fotos da série logo a abaixo e aproveite para conferir o conjunto todo clicando aqui. Também não deixe de investir algum tempo para apreciar toda a galeria do Flickr dele.

Anorexia

dicionario abstrato ilustrado01


Cadeia alimentar

dicionario abstrato ilustrado02

Boa sorte

dicionario abstrato ilustrado03

Assédio

dicionario abstrato ilustrado04

Hipocondria

dicionario abstrato ilustrado05

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *