Pular para o conteúdo

Você fotografa de verdade?

  • por

Conteúdo atualizado há 8 anos

Li um artigo escrito por José Roberto Comodo, “Fotografar, escrever com a luz“, que foi publicado na revista Fotógraphos, na edição nº 13. O autor discorre sobre a ideia de que, basicamente, já que fotografar é escrever (com luz), esta ação deve ser fundamentada nos mesmos conceitos da escrita. Será que você fotografa de verdade?

“Escrever é diferente de rabiscar ou copiar. Escrever é compreender e dominar o uso. A escrita é o processo de registro de caracteres através de um meio, com a intenção de formar palavras e/ou outras amplas construções de linguagem”. (Comodo)

Com essas palavras, Comodo exemplifica ainda que uma criança de três ou quatro anos não escreve porque não conhece os elementos e nem a linguagem da escrita. Comparando com a fotografia esta regra também é válida, na opinião do autor. Uma pessoa que não conhece profundamente os elementos fotográficos (como diafragma, foco e obturador, por exemplo) e sua linguagem de enquadramento e composição, não fotografa… apenas capta imagens.

voce-fotografa

E você, fotografa? O que pensa a respeito?

Eu pessoalmente acredito que seja uma discussão delicada. Difícil comparar a escrita tradicional com a fotografia, as duas são escritas, entretanto deve-se lembrar que os suportes são diferentes. Escrever com luz não pode ser comparado com uma escrita composta por um alfabeto. Também existem muitas pessoas que não possuem profundos conhecimentos técnicos sobre fotografia, mas ainda assim produzem belíssimas imagens, mesmo sem querer.

Obter uma imagem bela “por acidente” lembra a ação infantil de uma criança que tenta escrever sem entender o idioma. Mas encontramos uma das diferenças aqui… A criança que rabisca não produz sentido algum com seu esforço, mas a pessoa que fotografa sem entender ao certo como o está fazendo consegue passar informação com seu produto final: a fotografia sempre nos conta alguma coisa.

Enfim… é um assunto que me deixou pensativa e confesso que ainda não alcancei uma opinião concreta a respeito. Recomendo a leitura do artigo que é bem interessante e fico na curiosidade para saber o que você pensa sobre as afirmações que Comodo nos entrega.

[notification type=”notification_info” ]Neste link, você consegue fazer o download das revistas em PDF.[/notification]

2 comentários em “Você fotografa de verdade?”

  1. Acho que fotografar é ter pleno domínio do resultado que se chegar com a câmera.
    É pensar antes no que se quer passar e através de técnica e domínio de conceitos chegar ao resultado.
    Considerando isso, ainda capturo imagens, mesmo que com bons resultados, ainda são resultados encontrados e não planejados.
    É continuar estudando e treinando até chegar ao que considero fotografar.

    1. Isso mesmo, Ricardo! Acredito que, mais do que tudo, é gostar do que faz e criar suas imagens seguindo suas vontades, testando e estudando sempre! Mas é uma discussão muito interessante para jogar em um roda de fotógrafos, não acha?

      Agradeço a visita e comentário! Volte sempre para acompanhar as reflexões, dicas e notícias que compartilho por aqui.

      Um abraço!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *