Walter Benjamin em seu texto Pequena História da Fotografia destaca a época na qual as fotografias eram obtidas com um longo tempo de exposição, tornando a obtenção das imagens cansativas para as pessoas que posavam. Exemplificando esta situação, Benjamin cita a fotografia do escritor alemão Kafka quando tinha por volta de 6 anos de idade.
Fiquei curiosa e fui atrás dessa foto. Encontrei e gostei do que vi! Por isso resolvi compartilhar com vocês. É um documento histórico interessante; mostra como era cansativo tirar retratos, afinal crianças não mentem (nem com o olhar!).
“O menino de cerca de seis anos é representado numa espécie de paisagem de jardim de inverno, vestido com uma roupa de criança, muito apertada, quase humilhante, sobrecarregada com rendas. No fundo, erguem-se palmeiras imóveis. E como para tornar esse alcochoado ambiente tropical ainda mais abafado e sufocante, o modelo segura na mão esquerda um chapéu extraordinariamente grande, com largas abas, do tipo usado pelos espanhóis. O menino teria desaparecido nesse quadro se seus olhos incomensuravelmente tristes não dominassem essa paisagem feita sob medida para eles”
(Magia e Técnica, Arte e Política, p. 98)
O autor descreveu este momento com perfeição. Além de ressaltar os detalhes, o faz de maneira bem divertida!
Eu recomendo esse texto. É muito bom para quem gosta de aumentar a visão crítica sobre imagens fotográficas!