Pular para o conteúdo

Colecionador de câmeras conta sua história

  • por

Encontrei um vídeo curto no Vimeo, de pouco mais de 12 minutos, que apresenta a história e as relíquias que um colecionador de câmeras misterioso juntou desde 1960. O pequeno documentário, produzido por Andrea Casanova, está em italiano e também oferece legendas em inglês para que todos possam entender.

colecionador-de-cameras_comet-ii

O fotógrafo e colecionador de câmeras conta que sua primeira aquisição foi uma Comet II, como esta da foto. Na época, custou uma pequena fortuna de 1.200 libras. Até que ele começou a conhecer outras câmeras e se esforçou para comprar outras, mesmo tendo problemas com seu pai.

A coleção dele é tão especial que conta até mesmo com uma fotografia de daguerreótipo de 1870 e um equipamento da antiga câmara escura, que era utilizado por desenhistas antes da criação efetiva da fotografia. Mas não vou ficar aqui escrevendo o que está tão bem registrado neste vídeo. Simplesmente assista.

O colecionador de câmeras – história de uma paixão

É incrível toda a emoção que ele sente a respeito de sua valiosa coleção, que reúne câmeras, manuais, livros, revistas antigas e tantos outros objetos extraordinários. O produtor Andrea não revela o nome do colecionador, mas criou um belíssimo e inspirador documentário.

Eu não sei você, mas fiquei morrendo de vontade ver isso tudo pessoalmente. A história da fotografia é tão bonita e cheia de equipamentos maravilhosos que dá até tristeza em perceber que isso tudo pode perder seu valor, ou pior, nunca mais existir. É fácil e prático termos supercâmeras em nossos smartphones hoje em dia, mas o encanto acaba sendo perdido.

Ainda bem que temos pessoas como este senhor, que preserva essas relíquias com todo carinho, para que jamais esqueçamos como tudo começou.

Você tem uma coleção em homenagem ao seu amor pela fotografia? Conte pra gente sua história aqui no espaço de comentários. Adoro encontrar belas histórias como essa e ficarei muito feliz em poder contar a sua também!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *