Fotografia, por definição, captura e imortaliza pequenos momentos da vida. Geralmente uma imagem é muito pouco para nos dizer o que aconteceu antes ou depois daquele momento. Dessa maneira, algumas imagens precisam mostrar e comunicar o movimento, afinal o instante fica muito mais real se você puder capturá-lo da maneira mais fiel possível.
por Mr.Bones
Em mais uma das minhas pesquisas pela Internet e leituras curiosas sobre fotografia encontrei algumas dicas que te ajudam a congelar os movimentos que sempre quis. E sabe porque isso é interessante? Porque o movimento não quer dizer apenas que tal objeto/pessoa estava se movendo, mas pode transmitir um estado de espírito, uma personalidade, uma característica específica, um detalhe curioso, e por aí vai… Além do mais, você também pode utilizar essa técnica para eliminar ou esconder elementos que podem distrair os receptores ou tirar o encanto da cena, focando apenas o que lhe interessar.
Ante de tudo você deve ter duas coisas em mente: quanto mais rápida estiver a velocidade do obturador mais foco você terá, e quanto menos rápida menos focada ficará sua imagem (com o conhecido borrão). Assim você pode variar entre focar o fundo (luzes dos carros borradas) ou o assunto das suas fotos (moça na plataforma do trem):
por paulaloe _______________ por Extra Medium
Há duas maneiras de deixar apenas o assunto focado. Uma delas é, como na foto acima, focar no objeto, ajustar o obturador com baixa velocidade e segurar firmemente a câmera enquanto captura a imagem. A outra é utilizando a técnica do panning, que é simplesmente focar um assunto em movimento e mover sua câmera na mesma direção e na mesma velocidade que o objeto, assim você conseguirá um fundo borrado, como na foto abaixo:
por fabbriciuse
Já na foto da cidade, o foco ficou no fundo, com baixa velocidade do obturador, para conseguir o desfoque nos os outros elementos da imagem (carros). Em lugares de pouca iluminação e fotografias noturnas e sempre aconselhável o uso de tripé para não perder o foco da imagem.
Escolha o lugar certo! Não basta apenas conhecer as técnicas, é preciso ter sensibilidade para encontrar lugares que resultarão em ótimas imagens. Na fotografia abaixo (muito bem pensada por sinal) foi escolhido um local onde há movimento nos dois lados do enquadramento escolhido, deixando apenas o centro focado – o que conferiu à imagem um efeito estonteante, na minha modesta opinião.
por llimllib
Outro efeito interessante é o conhecido “chrono photography”, com o qual você congela cada um dos movimentos do assunto escolhido. Você pode fazer isso com imagens sequenciais, mais conhecido como continuous shooting, uma opção que existe na maioria das câmeras digitais. Você captura uma série de imagens e depois as edita em uma só para reproduzir o movimento.
por Jolantis
Fotografias com movimento, acima de tudo, precisam ser pensadas antes de realizadas para conseguir imagens mais interessantes. É muito importante praticar e fazer muitas fotos até aprender. Mas não esqueça que antes de apertar o boãozinho você deve refletir a respeito de como você deseja capturar o movimento (borrado, levemente desfocado etc), qual quantidade de luz é a mais adequada, qual a velocidade do assunto e, ainda, qual o melhor enquadramento (apesar de ser o mais difícil de ajustar em algumas imagens).
A inteção aqui não foi divulgar conhecimentos profundos a respeito das técnicas, mas é sempre importante destacar algumas coisas para gerar reflexões. Afinal boas fotos não são feitas por acaso… as boas imagens já existem, só precisamos ter conhecimento e capacidade suficientes para eternizá-las!
Comentários e outras dicas serão sempre bem recebidos! 🙂