Pular para o conteúdo

Cursos de fotografia online: os melhores para aprender tudo em 2024

  • por

Conteúdo atualizado há 3 meses

Com o crescimento das mídias sociais, todos parecem ser fotógrafos hoje em dia. Mas fazer boas fotos requer mais do que apenas apontar e câmera e fotografar. Portanto, se você quer melhorar suas habilidades fotográficas, confira as opções de cursos de fotografia online que separei aqui.

Não importa se você é um iniciante ou se já se dedicado à arte fotográfica há bom um tempo, sempre há opções para aprender tudo o que você precisa saber sobre fotografia. Resumindo as indicações deste post, você vai aprender desde o básico sobre ajustes de câmera e iluminação, até técnicas avançadas de edição de fotos, por exemplo. Estes cursos online de fotografia detalham as habilidades e conhecimentos que você precisa ter para tirar fotos incríveis.

Então, se quiser a aprender fotografia, confira a lista que preparei especialmente para você, leitor do Fós Grafê, e comece a melhorar suas habilidades hoje mesmo. Também não deixe de conferir a lista com os melhores livros sobre fotografia para enriquecer ainda mais o seu aprendizado.

Mas, em primeiro lugar, vamos tirar suas dúvidas sobre se vale a pena fazer cursos de fotografia online e porque é importante investir em um curso de foto. A seguir, destaco algumas das melhores opções tanto para iniciantes quanto profissionais. Vamos lá?

câmera sobre a mesa com computador desfocado no fundo - cursos de fotografia online
Estude no seu tempo com cursos de fotografia online

É importante fazer um curso de fotografia?

Sim, fazer um curso de fotografia é inegavelmente importante para o seu desenvolvimento como fotógrafo. E, dessa forma, não importa se você é amador, profissional ou fotografa apenas por diversão. Porque você não apenas aprenderá os aspectos técnicos da fotografia, mas também desenvolverá uma base forte em composição, iluminação e outros elementos críticos para fazer fotos melhores.

Desse modo, se você está apenas começando na fotografia, um curso pode ser especialmente útil para aprender como usar seus equipamentos da melhor maneira possível. Mesmo que você já fotografe há um tempo, um curso pode ajudar a levar suas habilidades para o próximo nível e aprender novas técnicas.

Além disso, também pode ser uma boa maneira de aprender mais e pegar algumas dicas valiosas sobre o que fazer para trabalhar como fotógrafo profissional. Isso porque os instrutores, na maioria dos casos, têm experiência no mercado e podem te ajudar na sua jornada fotográfica.

Vale a pena fazer cursos de fotografia online?

Importante você saber que os cursos online oferecem uma série de vantagens em relação aos cursos tradicionais presenciais. Primeiro porque eles são geralmente mais acessíveis, mais convenientes e você pode estudar no seu próprio ritmo e onde você quiser.

Além disso, com os cursos online, você pode acessar o material a qualquer hora e em qualquer lugar. Ou seja, se você precisar rever uma determinada aula ou quiser assistir a um tutorial novamente, você pode fazer sem ter que esperar que uma aula seja agendada, ou que o professor esteja disponível.

E os cursos online também oferecem uma grade de aulas e materiais de estudo mais abrangente do que a maioria dos cursos tradicionais. Isto porque eles podem ser atualizados com mais frequência para incluir as últimas informações e técnicas aplicadas no mercado de fotografia.

Benefícios de estudar fotografia pela internet

Certamente, há vários benefícios em estudar em cursos de fotografia online, ao contrário de um curso tradicional em sala de aula. Só pra exemplificar e resumir, essas são algumas das principais vantagens:

  1. Melhor custo benefício e mais conveniente do que os cursos tradicionais;
  2. Estude no seu ritmo, sem sair de casa;
  3. Acesse o material a qualquer hora, em qualquer lugar;
  4. Currículo abrangente com conteúdo sempre atualizado;
  5. Professores qualificados e ativos no mercado;
  6. Aprenda técnicas e conceitos de acordo com sua necessidade.

Enfim, agora que respondi à pergunta se vale a pena fazer um curso de fotografia online, confira alguns dos melhores cursos online disponíveis. Eu compilei uma lista de cursos que são perfeitos para iniciantes, assim como para fotógrafos mais avançados que querem melhorar suas habilidades e técnicas.

Espero que estas sugestões de cursos de fotografia online sejam úteis para você e desejo bons estudos!

Os melhores cursos de fotografia online em 2024

Bom vamos lá… Aqui estão minhas escolhas de cursos de fotografia online. Confira a lista a seguir, analise o conteúdo, carga horária, aulas e veja sobretudo qual é a melhor opção para você. Independentemente do seu objetivo, é sempre bom aprender algo novo para melhorar as suas fotos.

Ademais, me comprometo a manter esse post sempre atualizado, incluindo ou retirando cursos, para garantir a qualidade das indicações aqui feitas, ok? Por fim, espero que goste da seleção e que consiga aprender a fotografar como um profissional.

Aqui você vai encontrar informações sobre os seguintes cursos de fotografia online:

  1. Curso de Fotografia Online, da WebHoje Cursos Online
  2. Curso de Fotografia Fotógrafo Sem Segredo, de Rarael Volsi
  3. Fotógrafo Ninja, de Kyono André
imagem ilustrativa sobre os melhores cursos de fotografia online, com foto de uma câmera em cima de um laptop
Aprender fotografia com cursos online pode ser uma ótima opção!

1. Curso de Fotografia Online

Aqui você aprenderá como tirar fotos impressionantes com qualquer câmera, independentemente das características e qualidade do seu equipamento (se é câmera ou celular), ou de seu nível de especialização. Em resumo, o curso foi projetado para entregar desde o básico da fotografia até técnicas especializadas, dando a capacidade de não só fotografar mar também editar suas fotografias.

Sendo assim, ao longo do Curso de Fotografia Online, você receberá instruções práticas sobre como compor fotos, usar luz e sombra em seu benefício e editar suas fotos criar impacto visual. Você também aprenderá não só escolher o equipamento certo para suas necessidades, como também como solucionar problemas comuns que os fotógrafos enfrentam. Ao concluir as aulas e ler todo o material de apoio, você certamente terá uma compreensão completa da fotografia e será capaz de tirar fotos de qualidade profissional.

Só para ilustrar, assista ao vídeo abaixo com alguns detalhes sobre este curso completo em vídeo. Como resultado, com as aulas você aprenderá o passo a passo de como fotografar de forma profissional, mesmo sem usar câmeras e equipamentos caros.

Conteúdo do Curso

  1. Tipos de câmeras para cada pessoa e cada estilo.
  2. Como as fotos são feitas na prática.
  3. ISO, diafragma, obturador e distância focal.
  4. Balanço de branco e quantidade de luz no sensor.
  5. Regra dos terços.
  6. Composição de imagem.
  7. Equipamentos para iniciar a carreira de fotógrafo.
  8. Tipos de fotografia (esporte, noturna, publicitária).
  9. Dicas de edição em Lightroom.

O que mais você recebe?

  1. Acesso vitalício, para começar e terminar o curso sem sair de casa, no seu tempo.
  2. Certificado de conclusão.
  3. Bônus para alunos:
    • Dois livros digitais (Lightroom e Photoshop);
    • Indicação de ferramentas;
    • Links úteis para melhorar o aprendizado.

Esse curso é bem simples e interessante, não é? Todos poderão aprender muito com essa opção de treinamento. Seja você um profissional, apenas um amante da arte fotográfica ou empreendedor. Portanto, este é o melhor curso de fotografia para pessoas que desejam elevar o nível de suas imagens.

2. Curso de Fotografia Fotógrafo Sem Segredo

Você está interessado em ter a fotografia como profissão? Então este é o curso para você! Fotógrafo Sem Segredo fornece todas as ferramentas e conhecimentos necessários para mudar sua visão de mundo e ter sucesso no mercado fotográfico.

Nesta opção, aprenda tudo sobre como usar a fotografia digital como ferramenta de trabalho e criar composições fotográficas impressionantes, com qualquer tipo de câmera e equipamento. Também faz parte das aulas o acesso às últimas informações sobre as tendências do mercado, para que você possa ficar à frente da concorrência.

As aulas são ministradas por Rafael Volsi, fotógrafo e empreendedor que abandonou uma carreira de piloto de avião para viver exclusivamente de fotografia. Em resumo, o trabalho dele é reconhecido e premiado e já participou de cursos e workshops no Brasil e nos Estados Unidos. Confira o vídeo abaixo para detalhes extras.

Conteúdo do Curso

  1. Introdução e conceitos básicos sobre tipos de câmera, equipamentos e dicas de qual câmera comprar.
  2. Modo Manual da forma mais descomplicada possível, aprenda sobre abertura, velocidade e ISO.
  3. Outras Configurações, como opções de foco, fotometria, balanço de branco e modos semiautomáticos.
  4. Composição em uma aula completa com todos os segredos de grandes profissionais.
  5. Iluminação, tipos de luz, conceito e introdução ao flash, iluminação natural e artificial.
  6. Fotografia Noturna e longa exposição com dicas para conseguir os melhores resultados + aula bônus de como fotografar a via láctea!

O que mais você recebe?

  1. Acesso vitalício, para começar e terminar o curso no seu tempo, sem pressa.
  2. Certificado de conclusão ao finalizar todas as aulas.
  3. Aulas práticas e didáticas.
  4. Bônus para alunos:
    • Acesso ao grupo de estudos,
    • Participação em lives exclusivas;
    • Conteúdo sobre fotografia como negócio;
    • Conteúdo sobre fotografia com smartphone;
    • Modelos de contratos profissionais;
    • Modelos de planilhas de custos e tabelas de preços;
    • Minicurso de edição de fotos;
    • Presets exclusivos para usar no Lightroom.

Gostou? Este curso é indicado para quem precisa aprender a fotografar do zero ao avançado, seja como hobby, seja para postar imagens melhores nas redes sociais, até para ganhar renda extra e começar uma carreira no mundo da arte fotográfica.

3. Fotógrafo Ninja

Esta é mais uma boa opção entre os cursos de fotografia online, recomendado tanto para quem não sabe nada até para quem já tem conhecimento e sabe fotografar. O curso Fotógrafo Ninja é ideal para amadores, profissionais e para quem deseja empreender na fotografia.

Você vai ter acesso a um passo a passo com aulas práticas de fotografia baseada em três pilares fundamentais que fazem um fotógrafo ser completo. No total, são três módulos de muito conteúdo para você aprender tudo o que precisa saber sobre equipamentos, seu olhar fotográfico e edição de imagens. No vídeo abaixo, o instrutor Kyono André resume tudo sobre o curso.

Conteúdo do curso

  1. Conhecendo seu equipamento.
  2. Tudo sobre lentes.
  3. Iluminação, autofoco, modos de disparo.
  4. Como personalizar sua câmera.
  5. Formatos e extensões de imagem (RAW ou JPG).
  6. Enquadramento e criatividade.
  7. Direção de pessoas e ensaio feminino.
  8. Como criar um portfólio vendedor.
  9. Edição de fotografia e como criar seus próprios presets.
  10. Como exportar e divulgar sua fotografia.

O que mais você recebe?

  1. Acesso vitalício, para começar e terminar o curso sem sair de casa, no seu tempo.
  2. Certificado digital de conclusão.
  3. Bônus para alunos:
    • Guia de acessórios (flashes, filtros e luz de LED).
    • Como escolher o melhor equipamento para você.
    • Aprenda a vender seu trabalho.
    • Grupo exclusivo para tirar dúvidas, trocar experiências e participar de desafios.

Este curso é completo e tem carga horária de pouco de 12 horas. Assim, você consegue aprender tudo o que precisa saber sobre fotografia para melhorar suas fotos e entrar no mercado para gerar renda como fotógrafo profissional. E esse curso de fotografia digital ainda tem vários bônus para aprender e se inspirar. Gostou?

Cursos de fotografia online gratuitos

Se você não puder investir em um curso de fotografia no momento, não tem problema. Também dá pra estudar sem pagar nada na internet, aprendendo conceitos básicos e intermediários. Existem diversas opções de cursos gratuitos de fotografia na internet, e separei algumas das melhores pra te ajudar. Olha só:

CURSOORGANIZADORDETALHES
Fotografias com dispositivos móveisFundação BradescoEm nível iniciante, são seis aulas com oito horas de duração no total, para você aprender a origem da fotografia e como fotografar com o celular e editar suas fotos.
Curso de Fotografia DigitalGineadEste curso de fotografia é grátis e são 40 horas de conteúdo de qualidade sobre equipamentos, composição de imagem, impressão de fotos, luz, cores e muito mais.
Como ganhar dinheiro com fotografiaPrime CursosIndicado para todos os profissionais, estudantes e interessados em trabalhar e ganhar dinheiro com fotografia. São 25 horas de duração com dicas de fotografia prática e marketing.
Mini Curso de FotografiaKyono AndréEm quatro aulas, você aprenderá fazer enquadramentos, medir de luz da forma correta, direção de pessoas e padrões que fazem uma fotografia ser muito boa sempre; seja com seu celular ou câmera profissional.
Escola Pública de FotografiaSit Kong SangEste é um canal no YouTube que vale mais que muitos cursos. Sang é professor do Senac há muitos anos e ensina tudo o que sabe, de conhecimentos básicos até os mais avançados.
Photography Basics and Beyond: From Smartphone to DSLRUniversidade Estadual do MichiganUma ótima opção de curso gratuito de foto para quem sabe falar inglês (mas também pode ativar legendas em português se precisar).

Aprenda mais com cursos de fotografia online

Você sabe que pode encontrar muitos cursos de fotografia pela internet hoje em dia. Mas qual é o melhor curso de fotografia online? Depende de seus objetivos e de seu nível de experiência. Ninguém poderá decidir por você. Por isso, montei esse post com informações sobre algumas das melhores opções que existem.

Enfim, espero que tenham gostado da seleção de cursos. Como eu disse, estas são minhas escolhas para os melhores e mais acessíveis cursos de fotografia online em 2024. Lembre-se de verificar o conteúdo de cada um, como as aulas são organizadas, para ver qual se adapta às suas necessidades e começar a estudar para tirar fotos ainda melhores.

Por fim, desejo sucesso em seus estudos no curso e que sua escolha consiga elevar o nível das suas fotografias, seja você um fotógrafo amador ou profissional!

mulher fotografando louça com um celular - melhores cursos de fotografia online
Aprenda mais com cursos de fotografia online, com celular ou câmera | Foto: Freepik

Perguntas Frequentes

Qual o valor de um curso de fotografia profissional?

O valor de um curso de fotografia pode variar dependendo da duração e intensidade do curso, bem como da reputação da escola ou do instrutor. No entanto, você pode esperar pagar de 100 até mais de 2 mil reais por um curso de fotografia de qualidade.

Os cursos online são tão bons quanto os cursos tradicionais?

Sim, podem ser tão bons quanto os cursos tradicionais, se não melhores. Você tem a vantagem de poder estudar em seu próprio ritmo e você pode acessar o material a qualquer hora, em qualquer lugar. Além disso, os cursos de fotografia online costumam ser mais acessíveis que os tradicionais presenciais.

Eu preciso de uma câmera profissional para fazer um curso de fotografia?

Não, você não precisa ter uma câmera para fazer um curso de fotografia. No entanto, se você quiser tirar o máximo proveito de qualquer curso, é recomendável que você tenha uma, nem que seja a mais básica. As câmeras DSLR são mais versáteis e oferecem mais recursos do que as câmeras mais simples. Mesmo assim, você pode aproveitar o modo manual do seu celular para colocar o conhecimento em prática, enquanto não puder investir em equipamentos profissionais de fotografia digital.

O que eu preciso analisar em um curso online de fotografia?

Ao procurar por um curso online de fotografia, você deve optar por um curso que seja abrangente e que ofereça informações atualizadas. O curso também deve ser ministrado por instrutores qualificados, que estejam ativos no mercado. Finalmente, confira a ficha técnica e veja se o curso é focado nos conceitos e habilidades que você mais precisa para melhorar suas fotografias e se tornar um fotógrafo qualificado.

Quanto tempo dura um curso de fotografia profissional?

Um curso de fotografia profissional pode variar em duração, mas a maioria dura entre 6 e 12 semanas.

O que precisa para ser um fotógrafo profissional?

Para ser um fotógrafo profissional, você precisa ter um forte entendimento dos conceitos e técnicas de fotografia. Você também precisa ser capaz de usar uma câmera DSLR e ter habilidade para criar boas composições. Finalmente, também é importante estar familiarizado com softwares, programas e aplicativos de edição de fotos, como o Adobe Photoshop ou Lightroom.

Qual o curso para ser fotógrafo?

Não há um curso específico que você precisa fazer para se tornar um fotógrafo. No entanto, fazer um curso de fotografia pode lhe dar as habilidades e conhecimentos que você precisa para ser bem-sucedido neste campo. E os cursos de fotografia que você pode fazer pela internet são boas opções, com aulas online e certificado para se especializar e melhorar seu conhecimento fotográfico.

Precisa ter curso de fotografia, quem só faz por diversão?

Não, um curso de fotografia não é necessário para aqueles que só fotografam como hobby. No entanto, pode ser benéfico fazer um curso para melhorar suas habilidades e fazer fotografias de melhor qualidade.

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *