Pular para o conteúdo

Dia Mundial da Fotografia é comemorado em 19 de agosto

  • por

Conteúdo atualizado há 11 meses

A tecnologia fotográfica está profundamente presente em nossas vidas e, cada vez mais, sentimos como se fosse algo rotineiro. Então, basta uma data especial como esta para que possamos relembrar que nem sempre foi assim. Nesse post você vai entender desde quando e o porquê 19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia.

Vamos refletir sobre a importância da fotografia em nossas vidas. Quantas vezes olhamos para uma foto antiga e somos transportados de volta no tempo, revivendo momentos marcantes? Quantas vezes uma imagem nos emocionou, nos fez sorrir ou até mesmo chorar?

A fotografia tem o poder de nos conectar com o passado, com pessoas queridas que talvez já não estejam mais presentes, mas que permanecem vivas em nossas memórias através das imagens.

E hoje, mais do que nunca, a fotografia está ao alcance de todos, graças aos avanços tecnológicos. Com os smartphones, todos podemos ser fotógrafos, capturando momentos especiais em nossas vidas diárias e compartilhando tudo com o mundo pelas mídias sociais. Essa democratização da fotografia fez dela uma linguagem universal, capaz de conectar pessoas de diferentes culturas e origens.

Para começar nossa homenagem a esta data especial do Dia Mundial da Fotografia, vou te contar uma das coisas que você não deve saber: a data está muito ligada à criação da fotografia. Esta é, com certeza, uma das melhores curiosidades sobre fotografia. Continue lendo e descubra!

imagem ilustrativa sobre o dia mundial da fotografia que acontece no dia 19 de agosto
Comemore o Dia Mundial da Fotografia!

Origem do Dia Mundial da Fotografia

O ano de 1839 ficou marcado na história, quando, em 9 de janeiro, a Academia Francesa de Ciências anunciou a maravilhosa criação do processo de daguerreotipia. E no mesmo ano, no dia 19 de agosto, o governo francês comprou a patente da tecnologia surpreendente de registrar imagens. e anunciou a novidade como “um presente gratuito para o mundo”.

Muitos anos se passaram até a data ser reconhecida oficialmente, quando foi criada a primeira galeria online e global, no dia 19 de agosto de 2010. Essa foi a primeira vez que o mundo se uniu pela data, fazendo a World Photo Day reunir fotografias de quase 270 fotógrafos e recebendo visitas de mais de 100 países. Desde então, está legitimado o Dia Mundial da Fotografia.

Então, vamos celebrar os fotógrafos profissionais e amadores que, com sua sensibilidade e talento, enriquecem nosso mundo com suas imagens. Vamos também valorizar cada foto que nos toca o coração, que nos faz apreciar a beleza do mundo à nossa volta e que nos faz lembrar que, apesar das dificuldades da vida, há sempre motivos para sorrir!

Seja você um apaixonado por fotografia ou alguém que simplesmente gosta de admirar belas imagens, aproveite o Dia Mundial da Fotografia para compartilhar suas fotos favoritas, apreciar o trabalho dos fotógrafos que te inspiram e, quem sabe, até mesmo se aventurar em novas experiências fotográficas.

A fotografia é resultado de ciência e dedicação de muitos!

Foram muitos e muitos anos de estudos de processos químicos para se chegar ao daguerreótipo (o precursor das câmeras fotográficas) e tantos outros dispositivos que possibilitaram o registro da luz. Dentre outros estudiosos, até Leonardo da Vinci pensou em possibilidades de processos fotográficos no século XIV. Como você pode notar no desenho abaixo, feito por ele em 1480.

dia-mundial-da-fotografia_camera-obscura_leonardo-da-vinci
Desenho de um homem usando um perspectograph (máquina de perspectiva) para desenhar uma esfera armilar. Leonardo da Vinci, Codex Atlanticus I, 1480.

Mas foi em 1839 que surgiram dois processos inéditos de fotografia; quase que simultaneamente apresentados em países diferentes. O mais famoso é o daguerreótipo, criado por Louis-Jacques-Mandé Daguerre na França. E o segundo surgiu na Inglaterra, a calotipia de William Henry Fox Talbot.

  • Daguerreótipo: dispositivo que fixava imagens em uma placa de cobre, revestida com prata, quando era exposta a cristais de iodo.
  • Calótipo: utilizava papel negativo/positivo sensibilizado com nitrato de prata e ácido gálico, expondo à luz por cerca de 20 minutos.

Os dois procedimentos foram inspirados na “câmara obscura”, já utilizada por artistas da época, e em dois princípios fundamentais de química e física. São eles: a reação de compostos químicos específicos à luz e a criação de uma imagem quando a luz passa através de uma abertura em uma sala ou caixa escura.

Daguerreótipo: a magia da primeira fotografia

Para deixar o Dia Mundial da Fotografia ainda mais especial, vamos fazer uma viagem no tempo e explorar a magia do daguerreótipo, o dispositivo pioneiro que revolucionou o mundo da imagem e abriu caminho para a fotografia moderna.

O daguerreótipo, inventado pelo francês Louis Daguerre em 1839, foi o primeiro processo fotográfico prático e comercialmente bem-sucedido. Esse dispositivo extraordinário fixava imagens em uma placa de cobre revestida com prata, quando exposta a cristais de iodo. Essa técnica revolucionária permitia que a luz projetada na placa criasse uma imagem permanente, capturando detalhes e nuances como nunca antes.

Imagine a emoção e o espanto daqueles primeiros fotógrafos e espectadores ao verem suas imagens ganharem vida diante de seus olhos. O daguerreótipo trouxe consigo uma revolução visual, permitindo que a beleza da realidade fosse congelada no tempo, desafiando a efemeridade dos momentos.

Ao compararmos a complexidade dos processos fotográficos atuais com o daguerreótipo, é difícil não admirar a genialidade de Louis Daguerre e sua contribuição para o mundo da arte e da ciência. Seu dispositivo pioneiro pavimentou o caminho para o desenvolvimento de técnicas fotográficas cada vez mais avançadas, possibilitando a criação de registros históricos, obras de arte icônicas e a democratização da fotografia ao longo dos anos.

O daguerreótipo também nos convida a refletir sobre o poder da imagem em nossa sociedade. Desde a sua invenção, a fotografia tem sido uma ferramenta essencial para a expressão artística, a comunicação e a preservação da memória. Ela nos permite explorar diferentes perspectivas, apreciar a diversidade do mundo e compartilhar histórias que transcendem o tempo e as fronteiras.

Mesmo com todos os avanços tecnológicos na fotografia, o daguerreótipo continua sendo uma lembrança importante de como essa arte começou e do impacto que teve em nossa cultura. É uma homenagem aos primeiros fotógrafos e às suas ousadas tentativas de capturar o mundo em uma imagem.

Foi esse dispositivo que marcou o Dia Mundial da Fotografia que celebramos todo ano.

Curiosidade extra

Na mesma época, na França, Hippolyte Bayard também desenvolveu um processo fotográfico, mas não recebeu reconhecimento governamental como Daguerre. Desta maneira, para protestar, ele criou o primeiro autorretrato do mundo.

Isso tudo evidencia como deve ter sido difícil essa criação. E ainda bem que tantos estudiosos se dedicaram! Assim podemos celebrar a fotografia, não apenas no dia 19 de agosto, mas em todos os dias do ano!! ❤

E se você gosta de conhecer momentos históricos da fotografia, leia também estes outros posts aqui do blog:

Desejo a todos um feliz Dia Mundial da Fotografia e que nossas imagens continuem contando histórias, emocionando corações e inspirando gerações futuras!

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *