Pular para o conteúdo

350 frases sobre fotografia de fotógrafos famosos e entusiastas

  • por

Conteúdo atualizado há 10 meses

Para deixar a sua inspiração fotográfica nas alturas, separei nada menos que 350 frases sobre fotografia que fui colecionando ao longo dos anos.

E já peço desculpas por não ter a fonte específica dessas frases, porque eu fui anotando mesmo durante muito tempo em um arquivo pessoal. Depois, resolvi juntar tudo aqui para compartilhar essas frases de fotógrafos famosos e amadores com vocês.

Caso queira ver mais frases sobre fotografia, recomendo que siga o Instagram @FotografiaEmFrases. É um pequeno projeto meu, para compartilhar palavras inspiradoras sobre fotos. Agora vamos ver as frases?

Coleção de frases sobre fotografia

Antes de começar, quero deixar um recadinho importante: este post foi publicado originalmente em setembro de 2015 (como você pode ver na data original), inspirado em um post mais básico com frases de fotografia que publiquei em 2009 (sim, este blog é bastante antigo!) e faz muito sucesso aqui.

Este que você lê agora, comecei com 100 frases sobre fotografia e vários outros sites me copiaram e acrescentaram outras só para ter um número maior que o meu. 🤭 Então, aproveitei que eu tenho muitas frases sobre fotografia na minha coleção e decidi colocar mais aqui e melhorar o conteúdo, acrescentando informações sobre alguns fotógrafos.

Mas ainda tenho várias outras frases, que fui guardando de livros que li e pesquisas que fiz ao longo de muitos anos. Quem sabe eu atualize no futuro (se mais alguém decidir me copiar de novo… hihih). Por enquanto, vou deixar esta coleção com exatas 350 frases sobre fotografia.

Espero que você goste de ler tanto quanto eu gostei de montar essa coleção de frases fotográficas! 🤩

10 frases sobre fotografia de Aaron Siskind

retrato em preto e branco do fotógrafo Aaron Siskind para ilustrar suas frases sobre fotografia

Aaron Siskind (1903 – 1991) foi um fotógrafo expressionista abstrato americano. Em sua biografia, ele conta que sua incursão na fotografia começou quando recebeu uma câmera de presente de casamento e fotografou sua lua de mel. Ele rapidamente percebeu o potencial artístico que isso oferecia. Ele trabalhou em Nova York e Chicago.

Olhamos para o mundo e vemos o que nos ensinaram a acreditar que existe, somos condicionados. Mas como fotógrafos devemos aprender a relaxar nossas crenças.

Fotografia é uma forma de sentimento, de carinho, de amor. O que você registrou no filme foi capturado para sempre. Faz lembrar de pequenas coisas, muito tempo depois de já terem esquecido de tudo.

A fotografia é uma maneira de sentir, de tocar, de amar. O que você pegou no filme é capturado para sempre… lembra de pequenas coisas, muito depois de ter esquecido tudo.

Assim que fiquei familiarizado com a câmera, fiquei intrigado com as possibilidades de expressão oferecida. Era como uma descoberta para mim.

O negócio de fazer uma fotografia pode ser dito em termos simples para consistir em três elementos: o mundo objetivo (cuja condição permanente é mudança e desordem), a folha de papel em que a imagem será realizada e a experiência que os traz juntos.

Como diz o ditado, vemos em termos de nossa educação. Nós olhamos para o mundo e vemos o que aprendemos a acreditar que está lá. Nós fomos condicionados a esperar. E, de fato, é socialmente útil que concordamos com a função dos objetos. Mas, como fotógrafos, devemos aprender a relaxar nossas crenças. Mova-se nos objetos com os olhos diretamente para a esquerda, à direita. Assisti-los crescerem como você se aproxima, grupa e reagrupa como você muda de posição. Relacionamentos emergirem gradualmente e às vezes afirmam-se com a finalidade. E essa é a sua foto.

Em qualquer arte, você não sabe com antecedência o que você quer dizer – é revelado a você como você diz. Essa é a diferença entre arte e ilustração.

Eu posso estar errado, mas a natureza ilustrativa essencial da maioria das fotografia documentária, e a adoração do objeto em si, na nossa melhor fotografia da natureza, não é suficiente para satisfazer o homem de hoje, agravado como ele é de Cristo, Freud, e Marx.

Como a linguagem ou o vocabulário da fotografia foi estendido, a ênfase do significado mudou, deslocada do que o mundo parece com o que nós sentimos sobre o mundo e o que queremos que o mundo signifique.

A única natureza que estou interessado é minha própria natureza.

12 frases inspiradoras de seis fotógrafos

Perceba que estou seguindo em ordem alfabética dos autores. Então, nesse bloco vou deixar 12 frases sobre fotografia de seis fotógrafos diferentes: Alfred Eisenstaedt, Alfred Stieglitz, Alvaro Granha Loregian, Ambrose Bierce, André Kertész (que deixo em destaque por sua maior relevância) e Andy Warhol.

retrato em preto e branco do fotógrafo húngaro André Kertész para ilustrar suas frases sobre fotografia

André Kertész (1894-1985), nascido Andor Kertész, foi um fotógrafo húngaro conhecido por suas contribuições inovadoras à composição fotográfica e ao ensaio fotográfico. Nos primeiros anos de sua carreira, seus ângulos de câmera e estilo pouco ortodoxos impediram que seu trabalho ganhasse um reconhecimento mais amplo.

É mais importante clicar com pessoas do que clicar no obturador.

Alfred Eisenstaedt

Quando eu faço uma foto, eu faço amor.

Alfred Stieglitz

O objetivo da arte é a expressão vital de si mesmo.

Alfred Stieglitz

Eu tenho uma visão da vida e tento achar equivalentes para isso na forma de fotografias.

Alfred Stieglitz

Se sua fotografia não lhe faz justiça, certamente você está sendo injusto com sua foto.

Alvaro Granha Loregian

Fotografe: uma foto pintada pelo sol sem instrução na arte.

Ambrose Bierce

Eu não documento nada, eu faço uma interpretação.

André Kertész

Eu sou um amador e pretendo continuar assim, pelo resto da minha vida.

André Kertész

Ver não é suficiente, você tem que sentir o que você está fotografando.

André Kertész

Meu talento está no fato que eu não posso tocar na câmera sem me expressar.

André Kertész

A câmera é meu instrumento. Através dela dou uma razão a tudo o que me rodeia.

André Kertész

A melhor coisa sobre uma fotografia, é que ela não muda mesmo quando as pessoas mudam.

Andy Warhol

8 frases de Annie Leibovitz e anônimos

Aqui eu escolhi cinco das melhores frases ditas pela fotógrafa Annie Leibovitz e acrescentei mais três frases de autores anônimos, mas que também têm impacto sobre a arte fotográfica. Mas também quero destacar, brevemente, quem foi Annie. Veja a seguir e se inspire nas frases.

retrato colorido da fotógrafa Annie Leibovitz para ilustrar suas frases famosas sobre fotografia

Anna-Lou Leibovitz (1949), conhecida apenas como Annie, é uma fotógrafa dos Estados Unidos da América muito famosa pelos maravilhosos retratos que produz. Sua marca é a conexão profunda, entre a retratista e seu retratado, que fica evidente em suas fotos.

Sempre que se fotografa algo, aprende-se alguma coisa nova.

Annie Leibovitz

Não acredito na ideia de que você captura as pessoas quando as fotografa. O que faço é tirar um pedacinho delas.

Annie Leibovitz

Quando você é jovem, a câmera é como um amigo. Você pode ir a lugares e sentir como se estivesse com alguém, como se tivesse um companheiro.

Annie Leibovitz

Se não tivesse a minha câmera para me lembrar constantemente que estou aqui para fazer isto. Teria descarrilado, penso eu. Teria esquecido a minha razão de existir.

Annie Leibovitz

Uma coisa que você vê em minhas fotos é que eu não tinha medo de me apaixonar por essas pessoas.

Annie Leibovitz

Depois de aprender a se importar, você pode gravar imagens com sua mente ou no filme. Não há diferença entre os dois.

Anônimo

A vida é como uma câmera. Basta se concentrar no que é importante e capturar os bons tempos, desenvolver-se dos negativos, e se as coisas não funcionam, apenas tome outro tiro.

Anônimo

Uma vez que a fotografia entra em sua corrente sanguínea, é como uma doença.

Anônimo

10 frases sobre fotografia de Ansel Adams

retrato em preto e branco de ansel adams e sua câmera analógica para ilustrar suas frases de fotografia

Ansel Easton Adams (1902-1984) foi um fotógrafo estadunidense que conquistou a todos com suas fotografias de paisagem em preto e branco. Ele é um dos maiores fotógrafos da história da fotografia, não só por suas belas imagens, mas também por defender questões ambientais.

Não há nada pior que uma fotografia brilhante de um conceito difuso.

Eu não conheço ninguém que precisou de um crítico para descobrir o que é arte.

Uma verdadeira fotografia não precisa ser explicada, nem pode ser contida em palavras.

Você não faz uma fotografia só com uma câmera. Você traz para o ato de fotografar todas as fotos que viu, os livros que leu, as músicas que ouviu e as pessoas que você amou.

Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio.

Ninguém tem o direito de ditar o que outra pessoas deve perceber, criar ou produzir. Todos devem ser encorajados a se revelarem, suas percepções e emoções, e criar confiança no espírito criativo.

Alguns fotógrafos ‘pegam’ a realidade e impõem a dominação do seu próprio pensamento e espírito. Outros encaram a realidade mais contemplativamente, e a fotografia para esses é um instrumento de amor e revelação.

Uma grande fotografia é a expressão completa do como a pessoa se sente sobre o que está sendo fotografado, no sentido mais profundo, e é, assim, uma verdadeira expressão do que a pessoa sente sobre a vida na sua totalidade.

Uma verdadeira liberdade em conceito e visualização demanda uma técnica refinada. Eu acredito ser falso sugerir que existem atalhos e fórmulas rápidas para o sucesso na fotografia. Eu acredito porém, que o estudo e a prática da fotografia pode ser muito mais eficiente e compreensivo do que normalmente é. A minha esperança é que esses livros possam ser de algum serviço nessa direção.

O negativo é o equivalente da pontuação do compositor e a impressão do desempenho.

8 frases sobre fotografia de fotógrafos variados

Aqui organizei mais algumas frases sobre fotografia de diferentes fotógrafos, sendo eles: Antonio Olmos, Araquém Alcântara, Arnold Newmann e August Sander. Contudo, nesta seção, quero destacar Araquém Alcântara por seu excelente trabalho e também, claro, por ser brasileiro.

retrato do fotógrafo Araquém Alcântara registrando as queimadas do Pantanal para ilustrar suas frases famosas sobre fotografia

Araquém Alcântara (1951) é um fotógrafo brasileiro que foi pioneiro na fotografia de natureza e ecológica do país. Suas fotos impressionantes encantam o mundo inteiro e já renderam mais 15 livros publicados

Não basta ter um computador e um programa de texto para ser escritor. E não basta ter Instagram para ser um grande fotógrafo.

Antonio Olmos

Minha fotografia é resistência da memória.

Araquém Alcântara

Fotografia é, para mim, como a respiração.

Araquém Alcântara

Costumo dizer que sou uma usina, o meu trabalho é totalmente dedicado a revelar o Brasil. Eu assumi isso como uma missão, aproximando-me do povo e da natureza, que é gigantesca. Como fiz isso? Andando. Registrei todos os parques nacionais do país, algo que me demandou 15 anos de expedições.

Araquém Alcântara

Meu privilégio é conviver com o primitivo, o intocável. As coisas em estado puro, sem interferência humana, a vida pulsando em outra escala de tempo. Vivo situações de limite, de medo. Aviões bimotores nem sempre bem cuidados, mudanças tropicais, animais, insetos, sono, insônia e tempestades. Nada ofusca o privilégio de poder vivenciar as maiores maravilhas naturais deste país. Na mata, o tempo só existe em relação à eternidade. Lá está a beleza mais eloquente, o mistério de toda a criação. A vida de um fotógrafo viajante é uma surpresa permanente.

Araquém Alcântara

A câmera fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar.

Arnold Newmann

Nada é mais abominável para mim do que a fotografia suave e adocicada, pretensiosa, cheia de poses e artifícios. Por esse motivo, eu me permito dizer a verdade sobre o nosso tempo e sobre as pessoas de uma maneira sincera.

August Sander

Na fotografia, não há sombras que não podem ser iluminadas.

August Sander

10 frases sobre foto de Berenice Abbott

berenice abbott e suas frases de foto

Berenice Abbott (1898-1991) fotógrafa americana que foi uma figura central e importante ponte entre os círculos fotográficos e os centros culturais de Paris e Nova York. Registrou belíssimas fotografias históricas de arquitetura e urbanização entre as grandes guerras mundiais.

Existem muitos professores que podem te arruinar. Antes que você possa perceber, você pode ter se transformado numa cópia pálida deste ou daquele professor. Você tem que se desenvolver por você mesmo!

Imagine um mundo sem fotografia, só podemos imaginar!

A câmera sozinha pode capturar superfícies rápidas das cidades hoje e fala uma linguagem inteligível para todos.

O que o olho humano observa causalmente e incursivamente, o olho da câmera observa com fidelidade implacável.

Algumas pessoas ainda não sabem que a realidade contém belezas inigualáveis. O fantástico e inesperado, o sempre mudando e renovar não é tão exemplificado como na própria vida real.

O desafio para mim primeiro foi ver as coisas como elas são, se um retrato, uma rua da cidade ou uma bola saltitante. Em uma palavra, eu tentei ser objetiva. O que quero dizer com objetividade não é a objetividade de uma máquina, mas de um ser humano sensato com o mistério da seleção pessoal no coração dele. O segundo desafio foi impor ordem às coisas vistas e fornecer o contexto visual e o quadro intelectual – que para mim é a arte da fotografia.

As pessoas dizem que precisam expressar suas emoções, estou cansada disso. A fotografia não ensina a expressar suas emoções, lhe ensina a ver.

Eles devem apenas sair e fotografar e parar de falar sobre isso. Essa é a única maneira de se encontrar. Eles não podem fazer isso em suas cabeças – eles têm que sair e fazê-lo na câmera e obtê-lo no filme.

Vamos primeiro dizer o que a fotografia não é. Uma fotografia não é uma pintura, um poema, uma sinfonia, uma dança. Não é apenas uma foto bonita, não é um exercício em técnicas contorcionistas e pura qualidade de impressão. É ou deve ser um documento significativo, uma declaração de penetrante, que pode ser descrita em um termo muito simples – seletividade. Para definir a seleção, pode-se dizer que deve ser focado no tipo de assunto que lhe atinge duro com seu impacto e excita sua imaginação na medida em que você é forçado a levá-lo. As fotos são desperdiçadas, a menos que o motivo que o impeliu à ação seja forte.

Apenas morar em um lugar não é suficiente. Você pode viver em uma comunidade e não entendê-la. Apenas olhando para ela não vai entender. Eu quase acredito que não vemos nada até que entendamos. Olhe para a história da área – por quê começou, como se desenvolveu. Quanto mais pesquisas você puder fazer sobre o lugar, mais você pode perceber que você não sabe, assim como você pensou que sabia. Deixe o assunto falar por si mesmo. Ser fiel ao assunto. As fotos bonitas são apenas uma fuga do assunto. Não fotografe um ramo de boa aparência só porque parece bom; o ramo deve significar algo sobre a comunidade. Fotografia é declaração; tem que nos dizer coisas sobre um lugar.

10 frases fotográficas de Bob Wolfenson e Bill Brandt

Aqui estão destacadas belas frases sobre fotografia dos fotógrafos Bob Wolfenson e Bill Brandt. Bill foi um fotojornalista alemão que ficou conhecido pelas suas fotos do estilo de vida britânico, que fez enquanto viveu na Inglaterra. Mas, quero dar um destaque especial ao Bob, que é brasileiro.

bob wolfenson e suas frases sobre fotografia

Bob Wolfenson (1954) é paulistano e começou a fotografar aos 16 anos de idade. Ao longo de sua carreira, transita entre diversos estilos de fotografia, desde retratos de pessoas famosas, até editoriais de moda e fotos autorais. É considerado um dos maiores fotógrafos da América Latina.

O fotógrafo deve possuir e preservar a faculdade receptiva de uma criança que vê o mundo pela primeira vez.

Bill Brandt

Um fotógrafo deve estar preparado para capturar e se fixar nos elementos capazes de distinguir um assunto ou lhe conferir certa atmosfera. Muitas vezes, esses elementos são momentâneos, coisas enviadas ao acaso…

Bill Brandt

Não estou interessado nas regras, a fotografia não é um esporte.

Bill Brandt

Tem uma certa invasão minha para chegar aonde quero. Por mais que a minha fotografia seja ficcional, ela trabalha com elementos da realidade, mas ela é ficção porque ela é montada, é dirigida, eu faço uma intervenção na realidade.

Bob Wolfenson

O retrato é um encontro que obedece a natureza dos encontros, ou seja, tenho uma constante que é a câmera e a luz, e elas mesmas podem ser variáveis porque existem câmeras e luzes diferentes, mas existe um instrumento entre mim e o sujeito, isso é constante. O resto vou ao sabor dos acontecimentos, vou vendo como é esse encontro, se tem uma cooperação do outro comigo.

Bob Wolfenson

Grande parte das perguntas sobre retoques versa sobre as questões éticas de alteração da realidade, como se a fotografia fosse uma exata representação da realidade e como se essa forma de fotografia mais cosmética ainda tivesse algum sentido em ser realista.

Bob Wolfenson

Se não for afronta fazer uma analogia, diria que todos os fotógrafos de moda estão mais próximos de um ficcionista, um diretor de cinema, pois inventam sua própria realidade, algumas vezes a partir de visões do real propriamente dito; outras, através de encenações e dramatizações.

Bob Wolfenson

Não gosto de termos como especialização e área em fotografia. Acho que o fotógrafo, assim como o pintor ou qualquer outro artista, pode escolher seus temas sem se fixar em um único assunto ou numa única maneira de fazê-lo… Em geral, os grandes artistas não se fixam em uma só disciplina nem em uma só forma. Porém, cada segmento tem as suas exigências, seu mundo próprio, suas regras, sua marca crítica… Contudo, quando desavisado, jogo-me para fazer algo muito distante do que mais faço, por ser um desafio ou pela curiosidade de saber se posso, se consigo – é grande o risco de eu não alcançar algo dentro do código estabelecido como um bom trabalho que alguém mais acostumado com a coisa conseguiria.

Bob Wolfenson

Mais que um ofício, fotografar é minha maneira de me comunicar com o mundo, tanto de captar como de emitir. A partir da realidade explícita, observada e capturada, criar uma realidade própria, uma visão particular, singular, do real.

Bob Wolfenson

O fotógrafo precisa buscar: sua singularidade, traços de sua própria história, deixar-se levar pelos elementos que constituem a sua vida e que formaram seu olhar sobre as coisas.

Bob Wolfenson

8 frases sobre fotografia que você vai amar

Dessa vez, vou destacar oito frases que dizem muito sobre a arte fotográfica. Começando com as belas palavras de Boris Kossoy, mais um grande brasileiro que não apenas é fotógrafo, mas também é pesquisador e historiador da fotografia. E complementamos com Brassaï (seu nome original era Gyula Halász), Bruce Gilden, Carrie Latet, Chris Connoly e Chris Johns.

Tem coisas que estão além da fotografia, que moram no invisível da imagem, nos fatos que levaram alguém num determinado dia a fotografar tal cenário, com tais pessoas.

Boris Kossoy

E você pode ficar horas e horas olhando para uma imagem e voltar a ela daqui a dez anos. Mas a sua interpretação sobre a mesma cena será outra, pois você já não é a mesma pessoa.

Boris Kossoy

Existem dois dons que toda pessoa da imagem precisa ter para ser um verdadeiro criador: uma sensibilidade à vida e às coisas vivas e, ao mesmo tempo, à arte a qual vai capacita-lo a capturar aquela parte da vida, de uma certa forma específica. E eu não estou falando sobre estética pura…

Brassaï

Para mim, a fotografia deve sugerir, não insistir ou explicar.

Brassaï

Eu amo as pessoas que fotografa. Quero dizer, eles são meus amigos. Eu nunca conheci a maioria deles ou não os conheço, ainda através da imagem, moro com eles.

Bruce Gilden

Uma fotografia é como uma receita – a memória é o prato acabado.

Carrie Latet

A fotografia é minha maneira de capturar momentos que merecem ser vistos de novo.

Chris Connolly

Se as fotos do seu rolo estiverem perfeitas, então você falhou.

Chris Connolly

10 frases de Cindy Sherman

retrato colorido em estúdio da fotógrafa Cindy Sherman para ilustrar suas frases sobre fotografia

Cindy Sherman (1954) é uma fotógrafa americana conhecida por suas imagens de dramatizações sociais e estereótipos sexuais – e particularmente seus autorretratos elaboradamente “disfarçados”, com perucas, figurinos e muita maquiagem.

Somos todos produtos do que queremos projetar para o mundo. Até mesmo as pessoas que não passam a qualquer momento, ou pensam que não se preparam para o mundo lá fora – eu acho que, em última análise, eles têm por toda a vida se preparado para serem uma certa maneira, para apresentar um rosto para o mundo.

Eu sinto que sou anônima no meu trabalho. Quando olho para as fotos, nunca me vejo; eles não são autorretratos. Às vezes eu desapareço.

Eu vou ver uma foto de um personagem e tentar copiá-lo para o meu rosto. Acho que sou realmente observadora, e pensando em como uma pessoa é construída, vê-los na rua e perceber coisas sutis sobre eles, o que fazem, quem são.

Todo mundo acha que estes são autorretratos, mas eles não são destinados a ser. Eu apenas me uso como um modelo porque sei que posso me empurrar para os extremos, fazer cada foto tão feia ou pateta ou boba quanto possível.

O fotógrafo deve provocar com a promessa de uma história que o espectador daquela é dito.

Estou sempre surpresa com todas as coisas que as pessoas leem nas minhas fotos, mas também me divirto. Isso pode ser porque não tenho nada específico em mente quando estou trabalhando. Minhas intenções não são nem feministas nem políticas. Eu tento colocar brilho ou múltiplos significados em minhas fotos, o que pode dar origem a uma variedade maior de interpretações…

Algumas pessoas me disseram que se lembram do filme que uma das minhas imagens é derivada, mas na verdade eu não tinha filme em mente.

Eu não pensei no que estava fazendo com a política. Para mim, foi uma maneira de fazer o melhor do que gostava de fazer em particular, que era para se vestir.

Eu estou realmente apenas usando o espelho para convocar algo que nem sei, até que vejo.

Se eu soubesse o que a foto seria, eu não faria. Foi quase parecido que já foi feito… O desafio é mais sobre tentar fazer o que você não consegue pensar.

12 frases para inspirar fotógrafos

Mais uma seleção que vai te fazer refletir sobre a arte fotográfica de um jeito especial. As frases sobre fotografia a seguir são de vários autores/fotógrafos diferentes e bastante inspiradoras. O destaque desta vez deixei com a fotógrafa Diane Arbus que fazia questão de fotografar tudo o que chocava a sociedade e teve uma vida conturbada.

retrato da fotógrafa e escritora Diane Arbus

Diane Arbus (1923-1971) foi uma renomada fotógrafa e escritora norte-americana, que registrava tudo o que estava fora dos padrões estéticos de beleza. Suas fotografias quadradas em preto e branco, capturavam o comum e o marginalizado. Ela foi a primeira fotógrafa a ter seu trabalho incluído na Bienal de Veneza, no ano seguinte de sua morte – Arbus se suicidou aos 48 anos.

Fotografia é o retrato de um côncavo, de uma falta, de uma ausência.

Clarice Lispector

Ter uma câmera te faz tão fotógrafo quanto ter um martelo faz de você um carpinteiro.

Claude Adams

Contraste é o que torna a fotografia interessante.

Conrad Hall

Eu encaro minhas fotografias como expressão da realidade que está em minha volta, de como eu a sinto e a vejo.

Cristina Streciwik

Qual é a melhor fotografia? Aquela que ao fechar os olhos ainda está lá, na mente, indelével como você.

Danns Vega

A fotografia é uma coceira que não vai embora. Não importa o quanto você coça.

Dara McGrath

A fotografia é um meio pelo qual aprendemos a ver o comum.

David Bailey

Fotógrafos deveriam procurar saber quais as ideias, atitudes, imagens e influências dos melhores fotógrafos de todos os tempos. Ninguém aprende no vácuo. A história da fotografia é como uma arca do tesouro aberta, cheia de inspiração. Seria masoquista negar seu imenso valor e utilidade.

David Hurn e Bill Jay

Tirar fotos é como andar na ponta dos pés na cozinha tarde da noite e roubar cookies de Oreo.

Diane Arbus

Uma fotografia é um segredo sobre um segredo. Quanto mais lhe disser, menos você sabe.

Diane Arbus

Eu nunca tirei uma foto que pretendia. Elas são sempre melhores ou piores.

Diane Arbus

Se você não pode sentir o que você está olhando, então você nunca vai conseguir que os outros sintam qualquer coisa quando olham para suas fotos.

Don McCullin

5 frases da fotógrafa Dorothea Lange

retrato em preto e branco da fotógrafa Dorothea Lange em cima de um fusca, fotografando

Dorothea Lange (1895-1965) foi mais uma fotógrafa norte-americana que ganhou destaque nos anos 1930. É conhecida pela sua icônica foto “Mãe Migrante”, que registrou durante a Grande Depressão nos EUA. Seu olhar sensível capturou a essência da época; um talento que deixou sua marca na história.

A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a verem sem uma câmera.

Uma fotografia tira um instante do tempo alterando a vida, prendendo e paralisando esse instante para sempre.

Não é por acaso que o fotógrafo se torna um fotógrafo, assim como o domador de leões se torna um domador de leões.

Escolha um tema e trabalhe nele até a exaustão! O assunto deve ser algo que você realmente ame ou realmente odeie.

Embora talvez haja uma esfera de ação em que a fotografia não pode nos dizer nada mais do que o que vemos com nossos próprios olhos, existe uma outra que nos prova o quão pouco nossos olhos podem ver.

20 frases sobre fotografia de vários autores/fotógrafos

Você vai encontrar mais algumas incríveis frases sobre fotografia de diversos autores/fotógrafos. Vou deixar o destaque para o grande fotógrafo Elliott Erwitt, mas tem muitas frases inspiradoras aqui. Peço até licença poética para incluir algumas de minha própria autoria – afinal eu também fiquei tocada com tantas reflexões sobre foto, que registrei as minhas ideias também. Espero que goste!

retrato colorido do fotógrafo Elliott Erwitt em 2014

Elliott Erwitt (1928) é um fotógrafo publicitário e documental que gosta de incluir situações absurdas em seus cenários. Suas fotos em preto e branco registram desde pessoas famosas, como Marilyn Monroe, até cachorros. Também atua como diretor de cinema.

Sua câmera é o melhor crítico que existe. Nenhum crítico consegue ver o tanto que a câmera vê. Ela é mais perceptiva que o olho humano.

Douglas Sirk

Fotografar é desenhar, utilizando a luz como pincel, a natureza como tinta e o filme como tela.

Dimos Iksilara

Tirar fotografias e escrever é a minha forma de dizer que estive aqui, vi isto, senti isto, ouvi isto.

Duane Michals

O grande desafio da imagem digital é não ter cara de imagem digital.

Eduardo Kui

A fotografia registra a gama de sentimentos escritos no rosto humano, a beleza da terra e dos céus que o homem herdou e a riqueza e a confusão que ele mesmo criou.

Edward Steichen

Um retrato não é feito na câmera, mas em ambos os lados.

Edward Steichen

Se eu tenho uma mensagem aos principiantes é que não há atalhos na fotografia.

Edward Weston

Quando o tema é forçado a se encaixar em padrões pré-concebidos, não pode haver evolução da visão. Seguir regras de composição só leva à repetição tediosa de clichês pictóricos.

Edward Weston

Meus olhos não são mais do que escoteiros em uma busca preliminar, ou o olho da câmera pode mudar inteiramente minha ideia.

Edward Weston

A câmera vê mais do que o olho, então por que não fazer uso disso?

Edward Weston

Fotografia para o amador é lazer, para o profissional é trabalho, e trabalho duro também, por mais prazeroso que seja.

Edward Weston

O que eu mais gosto das fotografias antigas é que todas elas, sem exceção, contam uma história.

Eliane Terrataca

Fotografar é enxergar objetos, cenários, personagens e conceitos que não são visíveis a olhares comuns.

Eliane Terrataca

A fotografia é o que há de melhor para mergulhar na vida. Saia, conheça pessoas, viva momentos e fotografe!

Eliane Terrataca

Eu gosto de fotografar os outros antes que eles saibam quais são os melhores ângulos.

Ellen von Windath

Nada acontece quando você fica sentado em casa. Eu sempre levo uma câmera comigo… eu apenas fotografo aquilo que me interessa no momento.

Elliott Erwitt

Para mim, fotografia é a arte da observação. É sobre achar alguma coisa interessante num lugar comum. Eu descobri que tem pouco a ver com as coisas que se vê e tudo a ver com a forma que você os vê.

Elliott Erwitt

Depois de seguir a multidão por um tempo, então iria 180 graus na direção exata oposta. Sempre funcionou para mim.

Elliott Erwitt

A fotografia é um instrumento para lidar com coisas que todos sabem mas a que não prestam atenção. Minhas fotos tencionam representar algo que não se vê.

Emmet Gowin

5 frases sobre foto de Ernst Haas

retrato em cor do fotógrafo Ernst Haas e sua câmera leica para ilustrar sua coleção de frases sobre fotografia

Ernst Haas (1921-1986) foi um fotógrafo austríaco conhecido por seu trabalho cheio de talento, mas também porque suas fotos registraram a transição da fotografia em preto em branco para a cor, durante seus 40 anos de carreira. Também atuou como fotojornalista e publicou diversos livros com suas fotos.

Com a fotografia, uma nova língua foi criada. Agora, pela primeira vez, é possível expressar a realidade pela realidade. Podemos olhar para uma impressão contanto que desejamos, podemos nos aprofundar e, por assim dizer, renovar experiências passadas à vontade.

Você não faz fotografias.
As melhores acontecem para você.

Eu não estou interessado em fotografar coisas novas. Eu estou interessado em ver de uma nova forma.

É só você e sua câmera, as limitações na sua fotografia estão em você. O que você vê é o que você é.

A lente mais importante que você tem são suas pernas. A melhor grande angular? Dois passos para trás.

16 frases incríveis para refletir sobre fotografia

E aí? Está gostando da minha coleção de frases sobre fotografia? Eu sei que tem bastante conteúdo aqui, mas vale muita a pena ler tudo e se inspirar a melhorar sua fotografia. Afinal, refletir com estas citações valiosas também ajudam (e muito!). Então, vamos seguir em frente, com mais 16 frases especiais.

Um bom instantâneo impede que um momento fuja.

Eudora Welty

Se o fotógrafo tem interesse nas pessoas em frente à sua lente, e se ele tem compaixão, isso já é muito. O instrumento é o fotógrafo e não a câmera!

Eve Arnold

Uma foto só vive para quem a olha.

Fernando Mazza

Comecei a perceber que a câmera vê o mundo de forma diferente do olho humano e que, por vezes, essas diferenças podem fazer uma fotografia mais poderosa do que aquilo que você realmente observou.

Galen Rowell

Fotografo para descobrir como algo ficará quando fotografado.

Garry Winogrand

Se eu vir algo no meu visor que pareça familiar para mim, farei qualquer coisa para mudar isso.

Garry Winogrand

A luz faz a fotografia. Abrace a luz. Admire. Adore. Mas acima de tudo, conheça a luz. Saiba tudo o que você vale, e você saberá a chave para a fotografia.

George Eastman

Você tem de sentir afinidade pelo objeto fotografado. Você tem de estar inserido nele, mas permanecer suficientemente afastado para encará-lo com objetividade. É como assistir da plateia a uma peça de teatro que você já sabe de cor.

George Rodger

A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registo da realidade e um autorretrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira.

Gerard Castello Lopes

Eu não escolhi fotografia, a fotografia me escolheu.

Gerardo Suter

As tentativas para conseguir uma fotografia fazem com que as imagens geradas não fiquem apenas na mente de quem as realiza.

Gero Hoffmann

Sempre fui fascinado pela condição poética do crepúsculo. Por sua qualidade transformadora, seu poder de transformar o comum em algo mágico e espiritual. Meu desejo é que a narrativa nas fotos opere nessa circunstância. É essa sensação de estar entre limites que me interessa.

Gregory Crewdson

Todo artista tem uma história central para contar, e a dificuldade, a tarefa impossível, é tentar apresentar essa história em fotos.

Gregory Crewdson

Todas as fotos são autobiográficas, mas nos contam tudo e nada sobre o fotógrafo.

Gregory Crewdson

Fotografe com a câmera mas, se um dia puder, fotografe com o coração. Existem câmeras e sorrisos para serem congelados.

Gustavo Boroni

A fotografia tem sido a minha maneira de testemunhar a alegria que encontro em ver o extraordinário em comum.

Harold Feinstein


10 frases sobre fotografia do mestre Henri Cartier-Bresson

retrato colorido do fotojornalista francês Henri Cartier-Bresson que marcou a história da fotografia, para ilustrar suas citações

Henri Cartier-Bresson (1908-2004), francês, é considerado o pioneiro do fotojornalismo e marcou a história da fotografia para sempre. Também estudou pintura e aplicou seu conhecimento nas suas imagens, dando o primeiro passo para a estética na fotografia.

Nitidez é um conceito burguês.

Você só tem que viver e a vida te dará fotografias.

Observo, observo, observo. É através do olhar que compreendo.

Ou temos o instante certo, ou o perdemos e não podemos recomeçar.

Geometria é fundamental, mas não deve se pensar nisso na hora de fotografar.

Eu não sou fotógrafo, nunca fui. Fotografia é uma forma de desenhar. Um desenho instantâneo.

De todas as formas de expressão, a fotografia é a única que fixa um momento preciso no tempo.

A fotografia em si não me interessa. Tudo que eu quero é capturar uma minúscula parte da realidade.

É uma ilusão achar que fotos são feitas com a câmera. Fotografias são feitas com o olho, o coração e a cabeça!

É bom que as pessoas gostem do que fazemos, mas isso quer dizer que temos de continuar e não apodrecer parados.

5 frases do fotógrafo e arquiteto Hiroshi Sugimoto

retrato do fotógrafo e arquiteto japonês Hiroshi Sugimoto

Hiroshi Sugimoto (1948) é um fotógrafo japonês que gosta de registrar longas exposições, dando um aspecto conceitual e filosófico em suas imagens. Conhecido por ter fotografado grandes personagens do mundo, como a Princesa Diana e Fidel Castro; além de paisagens e cenas com atmosfera sombria.

Meu método é diferente do que a maioria dos fotógrafos usa. Eu não entro e atiro. Eu costumo ter uma visão específica, apenas por mim mesmo. Uma noite, pensei em tomar uma exposição fotográfica de um filme em um cinema enquanto o filme estava sendo projetado. Eu imaginei como poderia ser possível atirar em um filme inteiro com minha câmera. Então eu tive a visão clara de que a tela do filme apareceria na foto como um retângulo branco. Eu pensei que poderia parecer um retângulo branco muito brilhante saindo da tela, brilhando em todo o teatro. Pode parecer muito interessante e misterioso, mesmo de alguma forma religiosa.

Fósseis funcionam quase da mesma maneira que a fotografia… Como um registro da história. O acúmulo de tempo e história se torna negativo da imagem. E esse negativo sai, e o fóssil é o lado positivo. Isso é o mesmo que a ação da fotografia.

Quando as pessoas me chamam de fotógrafo, sempre me sinto como um charlatão – pelo menos em japonês. A palavra Shashin, para a fotografia, combina os personagens Sha, ou seja, refletir ou copiar, e Shin, significando a verdade, daí o fotógrafo parece entreter grandes delírios de retratar a verdade.

As pessoas leram a fotografia como um verdadeiro documento, ao mesmo tempo, estão ficando desconfiadas. Eu sou basicamente uma pessoa honesta, então deixo a câmera capturar o que você capta… Se você acredita ou não é com você. Não é minha responsabilidade, culpe minha câmera, não eu.

Os humanos mudaram tanto a paisagem, mas as imagens do mar poderiam ser compartilhadas com pessoas primordiais. Eu apenas projeto minha imaginação para o espectador, até mesmo o primeiro ser humano. Eu acho primeiro e depois imagino algumas cenas. Então eu saio e procuro por elas. Ou eu recriei essas imagens com minha câmera. Eu amo a fotografia porque a fotografia é o meio mais crível. A pintura pode mentir, mas a fotografia nunca tem mentiras: é isso que as pessoas costumavam acreditar.

27 citações sobre fotografia – quase filosóficas!

Que bom que você está lendo e se inspirando em tantas frases que falam de fotografia. Você chegar até aqui faz todo o trabalho que tive de montar este conteúdo valer a pena! As frases sobre fotografia desta seção são de vários autores, sendo alguns deles fotógrafos renomados que você deve conhecer. Aprecie.

Quando eu era pequeno, toda a realidade era uma ficção, por isso queria ser fotógrafo. Quando cresci, tornei-me escritor, porque na fotografia tinha realidade demais pro meu gosto.

Hiago Rodrigues Reis de Queirós

Quais das minhas fotos é minha favorita?
Aquela que vou tirar amanhã.

Imogen Cunningham

A fórmula para fazer um bom trabalho na fotografia é pensar como um poeta.

Imogen Cunningham

Tudo o que não é fotografado é perdido, então para viver de verdade é preciso fotografar.

Italo Calvino

Fotografia é um dom. Acredite, um ângulo errado muda tudo.

Itarcio A. L.

O fotógrafo, antes de usar o Photoshop, tem de aprender a fotografar.

J. R. Duran

Ao encostar o olho no visor, a realidade que nos envolve desaparece e a única que interessa é a que captamos através da lente.

J. R. Duran

A fotografia, para mim, pega um momento que está passando e que é verdadeiro.

Jacques-Henri Lartigue

No mundo da fotografia, você consegue compartilhar um momento capturado com outras pessoas.

James Wilson

Fotografar é como pescar ou escrever. É extrair do desconhecido aquilo que resiste e teima em não sair à luz.

Jean Gaumy

A fotografia é a verdade. O cinema é a verdade vinte e quatro vezes por segundo.

Jean-Luc Godard

O escritor e o fotógrafo utilizam as mesmas ferramentas, mas enquanto um descreve uma imagem com mil palavras o outro descreve mil palavras com uma imagem.

Jefferson Luiz Maleski

Minha intenção artística é fazer um trabalho que explore a forma como nossa história, nossa memória e nossos sistemas de conhecimento se combinam para influenciar o modo como reagimos aos lugares que habitamos, visitamos, criamos e com que sonhamos. Olha só como eu dou uma bela envernizada no que faço. A verdade é que sou compulsivo e trabalho porque é o que eu quero fazer. Minhas fotos são o resultado de minha necessidade de trabalhar da forma mais estimulante e agradável possível.

Jem Southam

A câmera é um modo fluido de encontrar essa outra realidade.

Jerry N. Uelsmann

Para mim, a imagem deve ser como faíscas. Ela deve brilhar como a beleza de uma mulher ou um poema.

Joan Miró

Você pode olhar para uma imagem por uma semana e nunca mais pensar nela. Você pode também olhar para uma imagem por um segundo e pensar nela por toda a vida.

Joan Miró

Um bom fotógrafo deve amar a vida mais do que ama a fotografia.

Joel Strasser

O que faz da fotografia uma invenção estranha é que as matérias primas primordiais são: luz, tempo e sensibilidade.

John Berger

Para mim, o processo de impressão faz parte da magia da fotografia. É aquela magia que pode ser empolgante, decepcionante, recompensadora e frustrante, tudo nos mesmos poucos momentos na câmara escura. Não é uma questão de aproveitar as oportunidades, é uma questão de perceber que as oportunidades existem.

John Sexton

Eu acho que os maiores fotógrafos são os fotógrafos amadores que fazem isso porque amam. Arnold Newman é um bom exemplo; ele é um profissional consumado, mas ele também é um “amador” no puro senso da palavra.

John Sexton

Quando estou pronto para pressionar o lançamento do cabo na câmera de exibição, tentei antecipar alguns dos desafios que vou encontrar na câmara escura.

John Sexton

Algumas vezes eu vou espreitar debaixo do pano focado e apenas olhar em volta das bordas do quadro que eu não estou vendo, veja se há algo que deve ser ajustado em termos de alteração da posição da câmera.

John Sexton

Fotos que você já fez influenciam aquelas que você ainda vai fazer.

John Sexton

Capa havia provado que a câmera não precisa ser um instrumento mecânico frio. A exemplo da caneta, ela é tão boa quanto o homem que a usa. Pode ser a extensão da mente e do coração.

John Steinbeck

Um fotógrafo habilidoso pode fotografar qualquer coisa bem.

John Szarkowski

Cada fotógrafo deve estar consciente da ação de fotografar que, além de captar imagens, é um registro de sua opinião sobre as coisas, sobre o mundo.

Jorge Felz

Tenho de fotografar três rolos de filme por dia, mesmo quando não fotografo, para manter meu olho em prática.

Josef Koudelka

5 pensamentos de Joyce Tenneson

retrato da fotógrafa americana Joyce Tenneson com uma câmera antiga

Joyce Tenneson (1945) é reconhecida por seu estilo sensual e místico. Se dedica a fotografar mulheres (especialmente nuas e seminuas). Suas imagens de assinatura tentam mostrar a pessoa interior que paira por trás da fachada., mas sempre com delicadeza e de uma maneira quase mitológica.

Se eu tivesse que escolher uma única palavra para descrever o que minhas fotos são tudo, eu diria “segredos”. Quando criança, sempre tive um mundo secreto e meu livro favorito era “Um jardim secreto”.

Eu sempre fui fascinada pelo ciclo da vida, a maneira como a pele faz sua metamorfose ao longo do tempo. Eu sou hipnotizada pela pele e é por isso que fui atraída pelo nu. Eu acho que as pessoas mostram sua alma quando são tiradas psiquicamente. Há algo maravilhoso que acontece quando nos relacionamos nesse nível – e estou interessada nessa profundidade.

Eu procuro o que está abaixo da beleza da superfície. O que me interessa são complexidades humanas íntimas – a escuridão, bem como a luz. Eu não posso testar esse tipo de comunicação transcendente em existência. Eu tenho que estar aberta e verdadeiramente presente, e se tiver sorte, Grace desce. Minhas melhores fotografias são uma colaboração honesta e, quando o espectador também se conecta, sinto que o círculo está completo

Através de um retrato, podemos potencialmente ver tudo – a história e a profundidade da vida de uma pessoa, bem como evidências de uma presença universal primordial. Eu dediquei minha vida e energia criativa para capturar esses momentos transcendentes, em que uma conexão é feita entre o assunto, o fotógrafo e o espectador.

Eu tento neutralizar minhas figuras; eu quero que elas sejam míticas e atemporais. Eu quero que elas existam além do tempo. Eu usei os tampões ou capas do crânio para banir o cabelo, que está distraindo. Eu quero isolar o rosto e me concentrar no que realmente está acontecendo dentro de meus assuntos.

55 frases variadas sobre fotografia

Quantas citações e frases incríveis já vimos por aqui, não é? Mas, muita calma nessa hora porque ainda temos muito mais para nos inspirar. Continue sua leitura e, se quiser, compartilhe esse conteúdo com todos os amantes da fotografia, sejam fotógrafos amadores ou profissionais. Nesta parte, coloquei frases não apenas de fotógrafos. Vamos lá…

O que eu gosto das fotografias é que eles capturam um momento que se foi para sempre, impossível de reproduzir.

Karl Lagerfeld

Espero morrer pela minha melhor foto em meus negativos, caso contrário não teria valido a pena viver.

Ken Oosterbroeck

Fotografia é o poder da observação, não da aplicação de tecnologia.

Ken Rockwell

É incrível como a fotografia pode capturar apenas uma fração de segundo de algo requintado.

Kiera Cass

A fotografia é uma profissão muito moderna, então muita gente tem se interessado, até por conta de seus horizontes mais livres e das possibilidades de criação.

Klaus Mitteldorf

Mais do que uma simples ‘imagem’ e mais do que simplesmente ‘arte’. Uma fotografia é uma memória congelada do tempo, das emoções e de tudo mais.

Korske Ara

Eu ando, eu observo, eu vejo, eu paro, eu fotografo.

Leon Levinstein

O que vai ficar na fotografia são os laços invisíveis que havia.

Leoni

Embora as fotografias não possam mentir, os mentirosos podem fotografar.

Lewis Hine

Se eu pudesse contar a história em palavras, não precisaria carregar uma câmera.

Lewis Hine

Há duas coisas que eu queria fazer. Queria mostrar as coisas que tinham de ser corrigidas. Queria mostrar as coisas que tinham de ser apreciadas.

Lewis Hine

A fotografia é uma empatia com o mundo.

Lewis Hine

O fotógrafo é um poeta que rima imagens!

Lina Marano

Se você vê algo que o leva e, em seguida, encaixa, você mantém um momento.

Linda McCartney

Uma vantagem da fotografia é que é visual e pode transcender a linguagem.

Lisa Kristine

O daguerreótipo não é apenas um instrumento que serve para retratar a natureza (…) dá a ela capacidade de reproduzir-se.

Louis Daguerre

O que a fotografia realmente é: um tênue suporte de papel ou plástico sobre o qual se deita o desejo da memória.

Luiz Guimarães Monforte

Eu fotografo o que não desejo pintar e pinto o que não posso fotografar.

Man Ray

Com certeza sempre haverá aqueles que só enxergam a técnica, os que perguntam: como? Enquanto outros com uma natureza mais curiosa se perguntarão: por quê? Eu pessoalmente sempre prefiro a inspiração do que a informação.

Man Ray

Fotografar é saborear a vida intensamente, a cada centésimo de segundo.

Marc Riboud

Fotografias bem sucedidas são resultado do envolvimento do fotógrafo, tanto no nível prático quanto no conceitual.

Maria Short

O processo de tirar fotos permite a assimilação das ideias que surgem com a experiência de fotografar, ao mesmo tempo em que o fotógrafo interage com o tema.

Maria Short

Deus cria a beleza. Minha câmera e eu somos testemunhas.

Mark Denman

Quando o mundo pergunta: “Como foi?” Apenas os fotógrafos podem dizer: “Veja!”

Mark Denman

Agora que todos nós podemos tirar fotos, com vários graus de consistência, mais do que nunca, trata-se do que fazemos com a fotografia.

Mark Power

Você não pode depender de seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.

Mark Twain

A fotografia é a coisa mais simples do mundo, mas é incrivelmente complicado fazer isso realmente funcionar.

Martin Parr

Uma boa foto é aquela que abre sua imaginação, que traz emoção.

Martine Franck

Se o léxico da fotografia tivesse uma gramática, o foco seria o verbo principal. O foco energiza, explica, enquadra, exclui e enfatiza.

Mary Warner Marien

A beleza pode ser vista em todas as coisas, ver e compor a beleza é o que separa a simples imagem da fotografia.

Matt Hardy

Nada é sempre o mesmo duas vezes porque tudo sempre se foi para sempre e, no entanto, cada momento tem infinitas possibilidades fotográficas.

Michael Kenna

Parques e jardins são as paisagens íntimas por excelência. As pessoas os usam o tempo todo, deixando sua energia e memórias para trás. É o que fica que gosto de fotografar.

Michael Kenna

Vemos em cor o tempo todo. Preto e branco é, portanto, imediatamente uma interpretação do mundo, em vez de uma cópia.

Michael Kenna

A regra de ouro nas artes, no que me diz respeito, é que todas as regras devem ser quebradas.

Michael Kenna

Fotografia é a poesia dos olhos, traduzida na essência das emoções.

Michelle Ramos

Estou sempre fotografando tudo mentalmente, como um exercício.

Minor White

Meu desejo é preservar o sentido da vida das pessoas, a fim de dotá-las com a força e a beleza que vejo nelas. Quero que as pessoas em minhas fotos olhem para trás.

Nan Goldin

O bom fotógrafo precisa ser um escravo da luz, não da tecnologia.

Newton Cesar & Marco Piovan

A câmera é muito mais do que um aparelho de gravação, é um meio através da qual as mensagens nos alcançam de outro mundo.

Orson Welles

Inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando.

Pablo Picasso

Aprenda as regras como um profissional, assim você poderá quebrá-las como um artista.

Pablo Picasso

A fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura de qualquer literatura, anedota e arte do tema.

Pablo Picasso

Por que o artista insistiria em realizar aquilo que, com a ajuda da objetiva, pode ser tão bem feito? Seria uma loucura, não?

Pablo Picasso

Na linguagem fotográfica, as imagens falam, as palavras quando muito, observam!

Pachelly Jamacaru

É uma coisa para fazer uma foto do que uma pessoa parece, é outra coisa para fazer um retrato de quem eles são.

Paul Caponigro

Eu vou e peço a câmera e faço. A fotografia é um meio em que se você não fizer isso, muitas vezes você não faz, porque as coisas não acontecem duas vezes.

Paul Strand

Sua fotografia é um registro de sua vida, para quem realmente vê.

Paul Strand

O mundo do artista é ilimitado. Pode ser encontrado em qualquer lugar longe de onde vive ou a poucos metros de distância. É sempre à sua porta.

Paul Strand

A habilidade na fotografia é adquirida pela prática e não por compra.

Percy W. Harris

Sua inspiração é melhor se vier de muitas fontes diferentes e suas sensibilidades transformarão todas essas influências e inspiração em seu próprio mundo visual. É como ler o livro em vez de assistir ao filme.

Peter Lindbergh

A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são.

Peter Urmenyi

A ideia é que a cabeça do fotógrafo é mais importante que a câmera.

Philippe Halsman

As criações do homem ou da natureza nunca têm mais magnificência do que numa foto de Ansel Adams, e sua imagem pode apoderar-se do espectador com mais força do que o objeto natural a partir do qual foi feita.

Publicidade para um livros de fotos de Adams (1974)

Estamos fazendo fotografias para entender o que nossas vidas significam para nós.

Ralph Hattersley

Tenho me interessado ultimamente, pela passagem do tempo dentro de uma fotografia.

Richard Avedon

10 frases de três Roberts: Doisneau, Frank e Mapplethorpe

Que tal frases apenas de três grandes Roberts da fotografia? Vou deixar o destaque para Robert Doisneau, mas também temos Robert Frank e Robert Mapplethorpe por aqui. Robert Frank (1924-2019) foi um dos fotógrafos mais influentes do século XX, também conhecido por suas manipulações fotográficas. Por fim, Robert Mapplethorpe (1946-1986) era reconhecido por fotografar temas controversos e uma variedade de assuntos, sempre em preto e branco.

autorretrato de Robert Doisneau

Robert Doisneau (1912-1994) foi um fotógrafo francês que dedicou à fotografia de rua e a registrar o cotidiano. Seu trabalho mais famoso é uma foto de um casal se beijando nas ruas movimentadas de Paris, intitulada como Le baiser de l’hôtel de ville (O Beijo da Prefeitura).

Não tiro fotos da vida como ela é, mas de como eu queria que ela fosse.

Robert Doisneau

Enquanto você estiver fotografando não fale, não escreva, não se analise e não responda nenhuma pergunta.

Robert Doisneau

Agora se pode fotografar tudo.

Robert Frank

Uma coisa a foto precisa conter: a humanidade do momento. Esse tipo de fotografia é realismo. Mas realismo não é suficiente – é preciso haver percepção, e os dois juntos podem fazer uma boa foto. É difícil descrever essa linha tênue, em que a matéria termina e a mente começa.

Robert Frank

O olho deve aprender a ouvir antes de aparecer.

Robert Frank

Quando as pessoas olham para minhas fotos, quero que elas se sintam do jeito que fazem quando querem ler uma linha de um poema duas vezes.

Robert Frank

Uma mensagem da mensagem é algo que é simplesmente claro demais.

Robert Frank

Quando eu estou trabalhando e fazendo minha arte, eu fico de mãos dadas com Deus.

Robert Mapplethorpe

Comecei a fotografar porque parecia ser o veículo perfeito para comentar sobre a loucura da nossa existência nos dias de hoje.

Robert Mapplethorpe

Se um dia passa sem que eu tenha feito algo relacionado à fotografia, é como se eu estivesse negligenciando algo essencial à minha existência. Como se eu tivesse esquecido de acordar.

Robert Mapplethorpe

8 citações de Roland Barthes e Ruth Bernhard

Seguindo nossas frases sobre fotografia em ordem alfabética de autores, nesta seção juntei Roland Barthes, que foi um escritor e filósofo linguista, com a grande fotógrafa Ruth Bernhard, que deixo em destaque.

retrato em preto e branco da fotógrafa Ruth Bernhard

Ruth Bernhard (1905-2006) foi uma pioneira na fotografia artística, renomada por suas imagens ousadas e íntimas que exploram a forma humana e a natureza de maneira única. Sua série de nus é particularmente marcante, desafiando convenções e revelando uma compreensão profunda da luz e da composição. Bernhard acreditava que suas fotografias eram expressões visuais de suas próprias emoções e experiências, e isso se reflete na profunda conexão emocional que suas obras transmitem.

A fotografia não (forçosamente) daquilo que não é mais, mas apenas e com certeza daquilo que foi.

Roland Barthes

No fundo a fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa.

Roland Barthes

O que a fotografia reproduz ao infinito só ocorreu uma única vez, repetindo mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente.

Roland Barthes

Todo artista, em certo sentido, é missionário. Ele tenta transmitir uma mensagem ao seu semelhante – ele comunica a impressionante presença de verdade e beleza que descobre no mundo ao seu redor, em seus lagos e montanhas, árvores, rochas e plantas, em suas criaturas vivas. Ao longo dos séculos, poetas, escultores, pintores e agora fotógrafos também têm se esforçado para captar e imortalizar a beleza do corpo humano, tanto masculino quanto feminino. Vejo nessas formas a relação elementar com as grandes formas da natureza; uma sensação de força como uma rocha – fluidez como a água – espaço como uma cordilheira. Se escolhi a forma feminina em particular, é porque a beleza foi degradada e explorada em nosso sensual século XX. Parece que temos a necessidade de transformar a natureza inocente em feiura maligna, seja a torção da mente. A mulher tem sido alvo de muita coisa sórdida e barata, principalmente na fotografia. Elevar, elevar, endossar com reverência atemporal a imagem da mulher, tem sido minha missão – a razão do meu trabalho.

Ruth Bernhard

A fotografia é arte quando é usada por um artista.

Ruth Bernhard

Uma pessoa não pode aprender a ser um fotógrafo. Ela só pode cultivar o que ele já tem. Eu tento fazer as pessoas conscientes de que elas têm algo muito precioso para cultivar.

Ruth Bernhard

Se você não está interessado na vida, a fotografia não tem significado.

Ruth Bernhard

Se você não é apaixonadamente dedicado a uma ideia, você pode fazer fotos muito agradáveis, mas não farão você chorar.

Ruth Bernhard

10 frases sobre fotografia de Sally Mann

retrato da fotógrafa Sally Mann com os cabelos contornados pela luz do sol

Sally Mann (1951) é uma renomada fotógrafa americana conhecida por sua exploração artística das complexidades da vida, memória e identidade através de suas imagens vívidas e provocativas. Sua carreira ganhou destaque com a série “Immediate Family” (1992), que retrata a infância de seus filhos de maneira íntima e controversa. Mann desafia convenções através de sua abordagem analógica e experimentação com processos fotográficos históricos, como a colódio úmido. Com uma habilidade única para evocar emoções e questionar tabus, Sally Mann continua a deixar uma marca duradoura no mundo da fotografia contemporânea.

Uma das coisas que minha carreira como artista pode dizer aos jovens artistas é: as coisas que estão próximas a você são as coisas que você pode fotografar. E a menos que você fotografe o que você ama, você não vai fazer uma boa arte.

Sempre foi minha filosofia tentar tirar a arte do dia a dia e do comum… Nunca me ocorreu sair de casa para fazer arte.

Como todos os fotógrafos, dependo do acaso… Rezo pelo que pode ser chamado de anjo do acaso.

A câmera estava sempre presente. Sempre configurada. E as crianças sabiam que se houvesse algum drama ou se houvesse algo sedutor, envolvente ou interessante sobre o que estavam fazendo, era provável que uma imagem fosse feita.

Cada imagem é de alguma forma um “retrato”, não na maneira que ele reproduziria os traços de uma pessoa, mas naquele “puxa e atrai” (este é o sentido semântico e etimológico da palavra), na medida em que ele extrai algo, uma intimidade, uma força.

Luto com enormes discrepâncias: entre a realidade da maternidade e a imagem dela, entre o amor pela minha casa e a necessidade de viajar, entre os variados e sedutores caminhos do coração. As lições da impermanência, o desespero ocasional e a musa, tão tenuemente ancorada, visitam suas necessidades e eu cavo profundamente as utilidades espirituais que me restauram: meu amor pelo lugar, pelo único homem que restou, por meus filhos e amigos e o grande pulso verde da primavera.

Acredito que as fotografias realmente nos roubam a memória.

Qual é a verdade na fotografia? Pode ser contada de centenas de maneiras diferentes. A cada trigésimo de segundo, quando o obturador dispara, ele captura uma informação diferente.

Eu acho que a verdade é um fenômeno em camadas. Há muitas verdades que se acumulam e se acumulam. Eu estou tentando descascar e explorar essas ricas camadas da verdade. Todas as verdades são difíceis de alcançar.

Se não tiver ambiguidade, não se preocupe em levá-lo. Eu amo isso, aquele aspecto da fotografia – a mendacidade da fotografia – tem que ter algum tipo de peculiaridade ou não é interessante para mim.

14 citações de Sam Abell, da National Geographic

fotógrafo Sam Abell fotografando na neve

Sam Abell (1945) é um renomado fotógrafo documental americano reconhecido por sua abordagem contemplativa e artística da fotografia. Sua carreira icônica na National Geographic, onde trabalhou por mais de três décadas, moldou sua reputação como um mestre da composição e narrativa visual. Abell é conhecido por suas imagens atemporais que capturam a interação humana com o ambiente natural e cultural.

Uma das coisas que mais acredito é a composição e a espera pela fotografia. É uma maneira muito satisfatória e quase espiritual de fotografar. A vida não é bater em você, a vida não está controlando você. Você escolheu seu lugar, você pegou sua cena, você pegou sua luz, você fez toda a tomada de decisão e está esperando pelo momento vir até você…

Há mais para uma ótima fotografia do que a informação. Também estamos buscando apresentar uma imagem que desperta a curiosidade do espectador ou que, melhor de tudo, provoca o espectador para pensar, para fazer uma pergunta ou simplesmente olhar para uma maravilha pensativo. Sabemos que as fotografias informam as pessoas. Nós também sabemos que as fotografias movem as pessoas. A fotografia que tanto é a que queremos ver e fazer. É o tipo de foto que faz você querer pegar sua própria câmera novamente e ir trabalhar.

Como eu pratiquei, a fotografia produz prazer pela simplicidade, vejo algo especial e mostro para a câmera. Uma imagem é produzida. O momento é mantido até que alguém o veja. Então é deles. A fotografia, sozinha das artes, parece aperfeiçoada para servir o desejo que humanos têm de por um momento – neste exato momento – ficar.

Minha primeira prioridade ao tirar fotos é alcançar clareza. Uma boa fotografia documental transmite a informação da situação com a máxima fidelidade. Conseguir isso significa compreender as nuances de iluminação e composição, e também lembrando-se de manter as lentes limpas e as câmeras paradas.

E esse desejo – o forte desejo de tirar fotos – é importante. Faz fronteira com a necessidade, com base em um hábito: o hábito de ver. Seja trabalhando ou não, os fotógrafos estão procurando, vendo e pensando no que vêem, um hábito que é um prazer e um problema, pois raramente capturamos em uma única fotografia a plena expressão do que vemos e se sentimos. É a esperança de que possamos nos expressar plenamente – e a evidência de que outros fotógrafos fizeram isso – que nos mantêm tirando fotos.

Acima de tudo, é difícil aprender a viver com imagens mentais vivas de cenas que eu me importo e não consegui fotografar. É a existência nervosa dentro de mim dessas imagens desfeitas que é a única garantia de que as melhores fotografias ainda precisam ser feitas.

Você sabe que você está vendo uma foto dessa forma se você disser a si mesmo: “eu poderia ter tirado essa foto. Eu vi uma cena antes, mas nunca assim.” É o tipo de fotografia que depende de seus pontos fortes não em equipamentos ou efeitos especiais, mas na intensidade da visão do fotógrafo. É o tipo de fotografia em que as matérias-primas – luz, espaço e forma – são organizadas de maneira significativa e até universal que dá graça aos objetos ordinários.

No meu trabalho, o mais elaborado e essencial acessório é um tripé padrão. Para companheiros espirituais, tive muitos artistas que confiaram na natureza para ajudar a moldar sua imaginação. E seu equipamento mais elaborado foi uma reverência profunda para o mundo através do qual eles passaram. Os fotógrafos compartilham algo com esses artistas. Procuramos apenas ver e descrever com nossas próprias vozes, e, embora somos raramente ouvidos como solistas, não podemos fotografar o mundo de qualquer outra maneira.

Pouco importa quanto equipamento usamos. O importante é que fomos mestres de tudo o que usamos.

…assim como o instinto de algumas pessoas à fotografia é desencadeada por férias, as tarefas podem ser para mim. E é por isso que construí minha vida em torno de tarefas. Essa foi a maneira de viver a vida fotográfica.

Eu penso em mim como escritor que fotografa. Imagens, para mim, podem ser consideradas poemas, histórias curtas ou ensaios. E eu sempre pensei que o melhor lugar para minhas fotografias era dentro de livros da minha própria criação.

Não há aspecto da criação de livros que não gosto, e sempre houve um livro na minha vida para sonhar ou trabalhar.

A vida raramente apresenta fotografias totalmente acabadas. Uma imagem evolui, muitas vezes de uma única vertente de interesse visual – um horizonte distante, um momento de luz, uma expressão mantida.

A parte mais limpa deste livro em que estou trabalhando – para mim – são as fotos que mostram o processo… Porque os fotógrafos pensam as coisas e… Não é sorte, e não é aleatório, e não é acidental. Não é.

20 citações do mestre Sebastião Salgado

foto do fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado sentado em uma poltrona para ilustrar suas frases sobre fotografia

Sebastião Salgado (1944) é um dos fotojornalistas brasileiros mais reverenciados e influentes de sua geração. Sua carreira é caracterizada por sua habilidade única de capturar a essência da condição humana, destacando temas como trabalho, migração, conflito e a relação entre ser humano e natureza. Seu compromisso com a narrativa visual é evidente em séries emblemáticas como “Trabalhadores” (1993) e “Gênesis” (2013), onde ele explorou a diversidade do planeta e as comunidades que o habitam.

Enquanto houver jornalismo, haverá fotojornalismo. Eles são duas metades de um todo. E embora eles certamente não durarão para sempre, no momento em que não vejo um deles chegando ao fim. Roland Barthes, em seu livro, afirmou que a fotografia, em vez de cinema ou televisão, é a memória coletiva do mundo. Como eu vejo, ele está certo sobre isso. Fotografia imortaliza um momento, que então se torna um símbolo, uma referência. A fotografia é a linguagem universal; não precisa de tradução. Sua memória coletiva é um espelho em que nossa sociedade observa continuamente.

Chega um momento em que não é mais que você toma a fotografia, mas recebe a maneira de fazê-lo de forma bastante natural e totalmente.

Eu trabalho sozinho. Os seres humanos são incríveis, porque quando você vem sozinho, eles receberão você, eles aceitam você, eles te protegem, eles te dão todas as coisas que você precisa, e eles te ensinam todas as coisas que você deve saber. Quando você vem com duas pessoas ou três pessoas, você tem um grupo na frente deles. Eles não discutem com as novas pessoas o que é importante para eles.

Minha maneira de fotografar é o meu modo de vida. Eu fotografo minha experiência, minha maneira de ver as coisas.

Com o preto e branco e todas as gamas de cinza, porém, posso me concentrar na densidade das pessoas, suas atitudes seus olhares, sem que estes sejam parasitados pela cor.

Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo.

Minhas fotografias são um vetor entre o que acontece no mundo e as pessoas que não têm como presenciar o que acontece.

Fotografias são símbolos. Ou você tem uma fotografia que ela sozinha conta a história sem legenda, sem nada, ou você não tem a fotografia.

A fotografia se tornou um mundo pequeno cheio de gente invejosa. Você cria uma história e então aparecem várias pessoas tentando fazer a mesma coisa.

O que eu quero é criar uma discussão sobre o que está acontecendo ao redor do mundo e provocar algum debate com essas imagens. Nada mais do que isso.

As duas únicas linguagens que não necessitam de tradução são a fotografia e a música. E a fotografia é, possivelmente, a linguagem mais acessível e universal que possa existir.

Você fotografa com toda a sua ideologia.

Quando eu estava apenas começando, conheci Cartier-Bresson. Ele não era jovem em idade, mas em sua mente, ele era a pessoa mais jovem que eu já conheci. Ele me disse que era necessário confiar em meus instintos, estar dentro do meu trabalho e deixar de lado meu ego. No final, minha fotografia ficou muito diferente da sua, mas acredito que víemos do mesmo lugar.

É uma grande honra ser comparado a Henri Cartier-Bresson… Mas acredito que há uma grande diferença na maneira como nos colocamos dentro das histórias que fotografamos. Ele sempre se esforçou para o momento decisivo como sendo o mais importante. Eu sempre trabalho para um grupo de fotos, para contar uma história. Se você perguntar qual foto em uma história eu mais gosto, é impossível para mim dizer isso. Eu não trabalho para uma foto individual. Se eu precisar selecionar uma imagem individual para um cliente, é muito difícil para mim.

Eu olhei através de uma lente e acabei abandonando todo o resto.

Eu não sou um artista. Um artista faz um objeto. Eu não faço um objeto, eu trabalho na história, sou um contador de histórias.

Eu posso ser um artista a posteriori, não a priori. Se minhas fotos contam a história, nossa história, história humana, então em cem anos, então elas podem ser consideradas uma referência de arte, mas agora elas não são feitas como arte. Sou jornalista. Minha vida está na estrada, meu estúdio é o planeta.

Para mim, a arte é um conceito tão amplo – qualquer coisa pode ser arte.

Eu não quero que ninguém aprecie a luz ou a paleta de tons. Eu quero que minhas fotos informem, para provocar discussão – e arrecadar dinheiro.

Eu quero que as pessoas olhem para dentro e vejam o que as fotos representam.

42 frases sobre fotografia para terminar a coleção

Agora chegamos à última parte da minha coleção de frases sobre fotografia. Nem vou comentar o trabalho que me deu organizar e montar esse post, mas fico muito feliz que você tenha chegado até aqui! Você vai ter de tudo um pouco; citações de fotógrafos, artistas, pensadores etc. Espero que aprecie mais estas inspirações sobre nossa querida e amada arte fotográfica.

Quando a foto de uma pessoa olha fundo em seu espírito e conta mil histórias… Histórias do seu passado antes mesmo de você existir, então a foto está muito acima de qualquer descrição.

Sameh Elsayed

A foto que você levou com sua câmera é a imaginação que você quer criar com a realidade.

Scott Lorenzo

A fotografia é a gravação de estranheza e beleza com precisão de arranque

Sebastian Smee

Não somos iguais perante uma fotografia, nem que a faz, nem que a olha.

Simonetta Persichett

Se algo não pode ser escrito, ou pensado, ele pode ser fotografado.

Stanley Kubrick

Como objeto, uma fotografia tem vida própria no mundo. Pode ser conservada numa caixa de sapatos ou num museu. Pode ser reproduzida com fins informativos ou publicitários. Pode ser comprada e vendida. Pode ser contemplada como objeto utilitário ou como obra de arte. O contexto em que uma foto é vista afeta os significados que o observador extrai dela.

Stephen Shore

Minha vida é moldada pela necessidade de caminhar e observar, e minha câmera é o meu passaporte.

Steve McCurry

Se você quer ser fotógrafo, você tem que fotografar. Se você olhar para o trabalho dos fotógrafos que admira, descobrirá que eles encontraram um lugar ou assunto específico e, em seguida, cavaram fundo e esculpiram algo que é especial. Isso exige muita dedicação, paixão e trabalho.

Steve McCurry

A arte da fotografia é toda sobre direcionar a atenção do espectador.

Steven Pinker

A câmera é uma desculpa para estar em algum lugar, você não pertence. Isso me dá um ponto de conexão e um ponto de separação.

Susan Meiselas

A câmera é uma desculpa para estar em algum lugar, você não pertence. Isso me dá um ponto de conexão e um ponto de separação.

Susan Meiselas

Uma falsa fotografia falsifica a realidade.

Susan Sontag

Nos dias de hoje, tudo existe para terminar numa fotografia.

Susan Sontag

Qualquer crítico é passível de erro de julgamento. Mas certos lapsos de julgamento indicam uma falha radical de uma sensibilidade inteira.

Susan Sontag

O pintor constrói, o fotógrafo divulga.

Susan Sontag

Quando você fotografa pessoas em cores, você fotografa suas roupas. Mas quando você fotografa pessoas em preto e branco, você fotografa suas almas!

Ted Grant

Sempre atire no lado da sombra.

Ted Grant

A mágica da fotografia é metafísica. O que você vê não é o que foi visto no momento. A verdadeira habilidade da fotografia é a mentira visual organizada.

Terence Donovan

Kodak vende filme, mas eles não anunciam filme; eles anunciam memórias.

Theodore Levitt

Apenas fotografe o que você ama.

Tim Walker

Pode ser uma armadilha para o fotógrafo pensar que sua melhor foto será a mais difícil de conseguir.

Timothy Allen

A maioria das coisas da vida são momentos de prazer e uma vida inteira de constrangimento. A fotografia é um momento de constrangimento e uma vida inteira de prazer.

Tony Benn

Imaginação é a capacidade de fazer e decifrar imagens.

Vilém Flusser

A competência do fotógrafo deve ser apenas parte da competência do aparelho. De maneira que o programa do aparelho deve ser impenetrável para o fotógrafo, em sua totalidade. Na procura de potencialidades escondidas no programa do aparelho, o fotógrafo nele se perde. Um sistema assim tão complexo é jamais penetrado totalmente e pode chamar-se caixa preta. Domina o aparelho, sem no entanto, saber o que se passa no interior na caixa. Pelo domínio do input e do output, o fotógrafo domina o aparelho, mas pela ignorância dos processos no interior da caixa é por ele dominado.

Vilém Flusser

Para que serve uma grande profundidade de campo sem uma grande profundidade de sentimento?

W. E. Smith

A função de uma fotografia é sobretudo educar, levando ao espectador algo novo: o ato de ver uma fotografia será sempre o do conhecimento.

Walter Firmo

A fotografia é o ar que eu respiro.

Walter Firmo

A fotografia me encanta, é a minha sedução de vida e a forma de comunicar que me faz feliz.

Walter Firmo

Primeiro, eu sou um fotógrafo negro, tenho que fotografar o meu povo, a minha aldeia e ao olhar os meus livros você vai ver negros bonitos, fortes, trabalhadores, poetas, grupos folclóricos, religiosos; essa é a minha cultura. Até porque, esse país foi forjado por eles e sem nós negros o Brasil não teria essa alegria.

Walter Firmo

Sou um Drácula da cor, me embriago fácil com o gosto farto das cores, seja na ilusão do púrpura, na santificação de um azul cobalto ou na paixão de um vermelho.

Walter Firmo

Se tivéssemos que fazer uma síntese da fotografia brasileira e atribuir-lhe um nome, ela se chamaria Walter Firmo. Nenhum outro fotógrafo é capaz de usar a luz tropical para retratar o país e sua gente com resultados tão plásticos e poéticos.

Milton Montenegro sobre Walter Firmo

O fotojornalismo permite trabalhar com o saboroso conceito da estética, do qual Cartier-Bresson era um verdadeiro mestre.

Walter Firmo

O fotógrafo é um poeta que a partir do seu olhar proclama versos eternizados nas imagens de sua arte.

Warley Tomaz

Fotógrafos não se aposentam, eles só saem de foco.

Warrington Wolve

Eu sou um perfeccionista. Quando eu tirar uma foto… tem que ser boa.

Weegee

Certo. Eu gostaria de viver regular. Vá para casa para uma boa esposa, um jantar quente e um husky. Mas eu acho que tenho cinema no meu sangue. Eu amo esta raquete. É emocionante. É perigoso. É engraçado. É duro. É dolorido.

Weegee

Tem sido um estranho verão… Eu fui enviado por uma revista para fotografar fotógrafos famosos… Claro, eu me incluí.

Weegee

Se eu tivesse uma foto de dois criminosos algemados sendo reservados, eu cortaria a imagem ao meio e conseguiria cinco dólares para cada uma.

Weegee

Você tem que começar procurar fotos que ninguém mais poderia tirar.

William Albert Allard

Palavras e imagens podem trabalhar juntas para se comunicar de forma mais poderosa do que sozinhas.

William Albert Allard

As duas potências mais atraentes da fotografia são tornar coisas novas em familiares e coisas familiares em novas.

William Thackeray

Quando fotografo, o que realmente estou fazendo é procurar respostas às coisas.

Wynn Bullock

Olhe e pense antes de abrir o obturador. O coração e a mente são as verdadeiras lentes da câmera.

Yousuf Karsh

Qualquer pessoa pode montar luzes e mandar uma modelo posar, mas é preciso ser especial para capturar a emoção.

Zak Shelhamer

Conclusão

Eu tenho certeza que quem gosta de frases e fotografia, com certeza, vai amar essa coleção! Confesso que eu até gostaria de colocar várias delas em um quadro, para pendurar na parede e me inspirar todos os dias.

Neste post, juntei 350 frases sofre fotografia (você pode contar, se quiser!) de grandes fotógrafos, pensadores, artistas e pessoas que gostam de fotografar ou apenas admirar boas fotos. Também deixei uma pequena biografia de vários fotógrafos que merecem destaque para contextualizar melhor as frases.

Enfim, espero que você tenha gostado. Fique à vontade para guardar no seu favoritos e enviar para seus contatos que também gostam de fotografia e frases. Também aproveite para conferir outros posts aqui no blog, para aprender mais sobre técnicas e habilidades fotográficas.

Obrigada por ler e até o próximo post! 📸

Deixe sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *